Ministério Público denuncia Thiago Mayson pelo estupro e morte de Janaína Bezerra
O estudante de mestrado em matemática Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI) nesta segunda-feira (13).
Ele é acusado e estuprar e matar a estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, na Universidade Federal do Piauí, em Teresina no dia 27 de janeiro.
Thiago foi denunciado por homicídio com duas qualificadoras, meio cruel e feminicídio, estupro de vulnerável, fraude processual e vilipêndio de cadáver. O documento entregue ao Ministério Público tinha 42 páginas, descrevendo o homicídio duplamente qualificado da estudante. As qualificadoras são formas de somar outros crimes na acusação para aumentar a pena.
Dois pontos foram considerados agravantes: emprego de meio cruel (Janaína morreu em decorrência de uma asfixia em que teve o pescoço quebrado) e por feminicídio (considerando a condição de mulher da vítima).
A denúncia do MP teve como base o inquérito da Polícia Civil presidido pela delegada Natália Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
Caso a denúncia seja aceita pela Justiça, Thiago Mayson se tornará réu e passará por audiência de instrução e julgamento. Ele está preso desde o dia do crime, primeiro ele foi preso em flagrante e, depois, teve a prisão convertida em preventiva.