Mestrando vira réu por estupro e assassinato de estudante de jornalismo na UFPI
O mestrando em matemática, Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, passou a ser réu pelo estupro e assassinato da estudante de jornalismo, Janaína Bezerra, ocorrido no dia 28 de janeiro, nas dependências da Universidade Federal do Piauí, em Teresina.
O Tribunal de Justiça do Piauí aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público e fará o julgamento de Thiago pelo Tribunal Popular do Júri.
O acusado foi denunciado por homicídio com duas qualificadoras: meio cruel e feminicídio; e outros três crimes: estupro de vulnerável, fraude processual e vilipêndio de cadáver.
O documento entregue ao Ministério Público tem 42 páginas, descrevendo o homicídio duplamente qualificado da estudante. As qualificadoras são formas de somar outros crimes na acusação para aumentar a pena.
Dois pontos foram considerados agravantes: emprego de meio cruel (Janaína morreu em decorrência de uma asfixia em que teve o pescoço quebrado) e por feminicídio (considerando a condição de mulher da vítima).
O MP afirma que caso o réu seja considerado culpado, a soma das penas máximas pelos quatro crimes podem chegar a 50 anos.
A denúncia do MP teve como base o inquérito da Polícia Civil presidido pela delegada Natália Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
Fonte: Portal ClubeNews