Suspeitos de invadir sistema virtual do INSS são presos em operação da Polícia Federal
Cinco pessoas foram presas suspeitas de invadirem o sistema virtual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As invasões ocorreram, segundo a Polícia Federal, no ano de 2023.
As prisões aconteceram nesta quarta-feira (5) durante a operação Backup, deflagrada pela Polícia Federal (PF). Foram presas três pessoas em Teresina (PI) e duas em São Paulo (SP) por dois crimes cibernéticos contra agências do INSS.
“Os ataques cibernéticos visavam extrair, incluir, alterar e inserir dados remotamente nos bancos de dados da Previdência Social a fim de obterem vantagem indevida”, disse a PF.
A operação mobilizou o total de 25 policiais federais para o cumprimento de oito mandados judiciais, sendo quatro mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina/PI.
A Polícia Federal (PF) fez buscas em três endereços em Teresina e dois em São Paulo ligados aos suspeitos. Computadores e outros equipamentos foram apreendidos, para serem analisados pelos investigadores.
Segundo a PF, a operação recebeu o nome de Backup, devido ao ato de guardar dados eletrônicos para evitar que sejam perdidos.
Ainda de acordo a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato majorado e invasão de dispositivo de informática.
Fonte: Portal ClubeNews