Trotes interrompem atendimentos emergenciais e podem levar à prisão
Órgãos como o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia atuam rapidamente no apoio à população pelo atendimento emergencial, mas são interrompidos e tomados por trotes quando poderiam atender resgates reais. As falsas chamadas são crime e podem ser condenadas à punição.
Através do 199, a Defesa Civil de Teresina recebe as ocorrências, principalmente de alagamentos nesse período chuvoso. Carlos Ribeiro, secretário do órgão, conta que o atendimento não tem ocorrido como deveria pela grande quantidade de trotes recebidos.
“Aconteceu várias vezes de a gente estar atendendo um trote e famílias que precisam não receberem atendimento adequado no horário devido, justamente por causa desses trotes que vêm ocorrendo em maior frequência. Estamos muito preocupados e encaminhamos a situação para a Polícia Civil do Piauí para tomarem providências porque realmente atrapalha nosso trabalho”, explicou.
RECONHECIMENTO DAS CHAMADAS
Em alguns casos, equipes chegam a ser enviadas para as falsas chamadas. Com os casos constantes, o SAMU e o Corpo de Bombeiros recorreram à identificação via sistema de atendimento para realizar um reconhecimento de números que operam com trotes e localização de dispositivos para autuação de quem fez o trote.
O diretor do Samu Teresina, Eliel Santos, informou o quadro de chamadas falsas desde o ano passado. “Em 2022 conseguimos identificar 24 situações como trote. Em 2023, até o presente momento, conseguimos identificar dois casos de trote”, disse.
A tenente-coronel Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros, explicou ao portal ClubeNews que a atitude ilegal traz prejuízoa além do desgaste físico e mental dos funcionários. “Não traz prejuízo só para vida da vítima que precisa de atendimento, mas também mecânico como o desgaste das viaturas, utilizadas sem necessidade, de combustível, usado em um deslocamento desnecessário”, detalhou.
“BRINCADEIRA”
A oficial ressaltou que os bombeiros atendem os chamados sob adrenalina e ao chegar em um caso falso ainda se frustram com o estresse.
“Fora que é crime a pessoa que pratica isso. Quando são crianças, os pais podem responder criminalmente pela não educação sobre esse assunto. […] Brincadeira que não é brincadeira. Para a criança pode parecer brincadeira, até para adultos que, pasmem, muitos desses trotes são de adultos”, completou a tenente-coronel.
Najra Nunes reforça que os Bombeiros possuem parceria com a Polícia Militar para identificar os praticantes das falsas chamadas. “É um risco grande que essa pessoa está correndo, de se enrolar e atrapalhar sua vida por cometer esse crime, porque é um crime”, finalizou.
PRISÃO
A advogada Letícia Sousa afirma que a implicação dos trotes pode ser punida com a prisão, além da multa. A multa em torno de R$ 648 pode ser aplicada pelo Estado do Piauí. “As operadoras podem fornecer os dados das pessoas que são donas dessa linha e essas pessoas sofrem o auto de infração e multa”, conta.
Fonte: Portal ClubeNews