Escolas municipais de Teresina terão videomonitoramento e botão de pânico
Sistemas de videomonitoramento e botões do pânico serão instalados em todas as escolas da rede municipal de ensino. A medida foi oficializada, na manhã desta quarta-feira (12), com assinatura do prefeito Dr. Pessoa, que autoriza a contratação da empresa responsável pela instalação dos equipamentos de segurança.
A implantação do sistema de segurança se dá em cumprimento a Lei Municipal Nº 5.823/22, sancionada em novembro de 2022, que obriga todas as creches e escolas da rede municipal de ensino a instalarem câmeras de segurança em suas dependências e em seus entornos.
Com a iniciativa, o Município deve investir mais de R$ 20 milhões para implantação das câmeras e dos botões do pânico nas 321 escolas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação (Semec), tanto na zona urbana, quanto na zona rural. A ação vai reforçar a segurança nas unidades de ensino.
Segundo o secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, o monitoramento por câmeras será feito 24 horas, através de duas centrais, instaladas na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e no Centro de Controle Operacional de Teresina (CCO), situado na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).
“O videomonitoramento terá reconhecimento facial e botão de pânico, vários botões de pânico instalados em todas as escolas, que, em caso de necessidade, dispararão um alarme na Guarda Municipal e também no CCO, que vai monitorar toda a cidade de Teresina interligado também com a Polícia Militar”, afirmou Nouga Cardoso.
O secretário Municipal de Governo, Michel Saldanha, ressaltou que essa iniciativa da prefeitura vai trazer mais segurança não só aos professores e alunos, mas também para as famílias, pais, mães e responsáveis, que agora poderão deixar suas crianças nas escolas com mais tranquilidade, considerando a onda de insegurança que vem assolando o país.
Fonte: Portal ClubeNews