População reclama do acúmulo de lixo em Teresina após paralisação do serviço de coleta
Após paralisação, coleta de lixo em Teresina deve ser regularizada nesta segunda (17); moradores reclamam de acúmulo de materiais — Foto: Márcio Lopes
A Prefeitura de Teresina informou que trabalhadores do serviço de limpeza pública estão nas ruas para regularizar a coleta de lixo ainda nesta segunda-feira (17). Após paralisação da categoria por quatro dias, cerca de 3,6 toneladas de lixo deixaram de ser recolhidas na capital.
“A coleta continua e todos os serviços de coleta e limpeza, como varrição e capina, já voltaram. Pode ser que ainda haja alguns focos [de acúmulo de lixo] por conta da logística. Estes pontos são exceções e estão sendo sanados”, informou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).
Um morador do bairro Saci, na Zona Sul de Teresina, Márcio Lopes, relatou que animais chegam a se alimentar do lixo acumulado na região.
Em um registro compartilhado por ele, moradores protestaram contra a situação com ironia e humor. A imagem mostra um cavalo com uma placa com a seguinte frase: “Dr. Pessoa, o homem da limpeza”.
“A população está indignada com a limpeza pública no bairro. As pessoas já estão jogando lixo nas praças, porque o lixo está se acumulando nas calçadas das casas”, disse.
Moradores realizaram coleta
Coleta de lixo organizada por moradores do bairro Ilhotas — Foto: foto: g1
Moradores do bairro Ilhotas, também localizado na Zona Sul de Teresina, chegaram a realizar uma coleta de lixo na última quinta-feira (13). O idealizador da ação, Kleiton Holanda, declarou que a coleta de lixo ocorreu inicialmente em cerca de sete ou oito ruas, onde o acúmulo do lixo já causava transtornos e doenças aos moradores.
Fim da paralisação
Os trabalhadores do serviço de limpeza pública de Teresina encerraram as paralisações na quarta-feira (12). Em audiência com o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) na última sexta-feira (14), o representante da empresa Consórcio Teresina Ambiental (CTA), Pablo Porto, informou que o valor pago pela Prefeitura estava defasado e havia um prejuízo em relação ao contrato. Destacou ainda que a paralisação partiu do sindicato dos trabalhadores e não da empresa.
O coordenador da limpeza da Semduh, Paulo Nunes, ressaltou que o pagamento estava em dia e que a Prefeitura foi surpreendida pela paralisação.
“O pagamento de fevereiro não estava em atraso, porque temos até 90 dias para fazer o repasse para a empresa. Mas é necessário que ela tenha dinheiro em caixa para honrar os pagamentos”, alegou Paulo Nunes.
Após paralisação, coleta de lixo em Teresina deve ser regularizada nesta segunda (17); moradores reclamam de acúmulo de materiais — Foto: Divulgação/MPPI
“Ficou acumulado o volume de três coletas de lixo residencial, por exemplo. Mas estamos trabalhando para que, na segunda-feira (17), tudo já esteja regularizado”, concluiu o coordenador.
Fonte: G1 Piauí