Polícia Militar comemora 188 anos e promove mais de 2 mil policiais no PI
A Polícia Militar do Piauí comemora 188 anos de fundação neste domingo (25). Para celebrar a data, a corporação realiza uma solenidade cívico-militar a partir das 19h, na Av. Marechal Castelo Branco, em frente à Assembleia Legislativa (Alepi), no Centro de Teresina.
O evento contará com a maior promoção da história da PM-PI: mais de dois mil policiais – 198 oficiais e 1.973 praças – subirão de patente.
Na solenidade haverá ainda a condecoração de civis, militares das Forças Armadas, das polícias coirmãs e da PM-PI com a Medalha do Mérito Militar, além de diversas apresentações e desfile dos mais de mil novos policiais formados e nomeados na última sexta-feira (23).
Segundo o coronel Sá Júnior, presidente da comissão organizadora dos eventos alusivos ao aniversário da PM-PI, a corporação tem muitos motivos para se comemorar.
“Entendemos que o ápice dessa noite são as mais de duas mil promoções entre oficiais, cabos e soldados, sargentos e subtenentes. É algo que nunca aconteceu na história da Polícia Militar e motivo de muita alegria. Temos realmente que comemorar”, frisa.
Formatura dos novos soldados
O governador Rafael Fonteles (PT) assinou na sexta a nomeação de 1.104 soldados da Polícia Militar, a maior da história da corporação no Piauí. É a primeira vez que os aprovados no concurso da PM são nomeados ao mesmo tempo em que concluem o curso de formação.
A solenidade de formatura aconteceu no mesmo dia, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, na zona Sul de Teresina, e contou com a participação do chefe do Executivo estadual; do comandante da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes; do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas; e da secretária de Assistência Social, Regina Sousa.
Fonteles anunciou que vai autorizar, já na próxima semana, o início de um novo curso de formação para os aprovados no concurso da Polícia Militar.
“Teremos outros 550 candidatos que começarão o curso agora em julho para serem nomeados em dezembro […] Contaremos nos próximos anos com mais quatro mil novos homens e mulheres nas forças policiais do Piauí”, garantiu o governador.