Esperantina deve ser cenário de racha governista nas próximas eleições
Administrada por Ivanária Sampaio, cujo trabalho tem sido destaque em pesquisas recentes, Esperantina, uma das principais cidades do norte do estado, deve ser cenário de um racha tenso e carregado de partidos da base de apoio do governador Rafael Fonteles.
Mulher do vice
Nascida na vizinha Luzilândia, Ivanária Sampaio se elegeu pelo MDB com apoio incondicional do esposo, então presidente da Assembleia Legislativa e hoje vice-governador do Estado, Themístocles Sampaio Filho.
Terra do patriarca
Esperantina é terra do patriarca da família Sampaio, o falecido ex-deputado Themístocles Sampaio Pereira, pai do vice-governador.
Poder veio depois
A família Sampaio, sob a liderança do patriarca, tentou por algumas vezes chegar ao comando do município, mas isso só foi possível muitos anos depois, recentemente, e sob o comando do filho, elegendo a esposa.
Berço do PT
O clã Sampaio tem muito mais tempo na política de Esperantina do que o PT, mas a cidade pode ser considerada um dos berços do petismo porque foi lá onde começou um movimento de ativismo muito forte antes dos anos 90.
PT chegou primeiro
Nos anos democráticos o PT chegou primeiro que o clã Sampaio ao poder em Esperantina.
Prefeitos petistas
Nos últimos anos, Esperantina teve dois prefeitos petistas: Chico Antônio e Vilma Amorim.
Projeto de poder
Vilma Amorim e Chico Antônio estão juntos num projeto para voltar ao poder em Esperantina e contam com forte apoio.
Apoiadores
Os principais apoiadores do projeto para tirar Ivanária Sampaio do poder em Esperantina são os deputados estaduais Francisco Lima e Janaina Marques, ambos do PT.
Adversários de Themístocles
Francisco Lima, natural de São João do Arraial, e Janaina Marques, nascida em Luzilândia, cidades vizinhas à Esperantina, são antigos adversários de Themístocles Filho.
Presidente do PT apoia
A articulação para levar o PT de volta ao poder em Esperantina conta com o apoio do presidente estadual do PT, João de Deus.
Solidariedade em Brasília
O presidente do Solidariedade no Piauí, Evaldo Gomes, e a vice, Josiene Campelo, se reuniram ontem à tarde, em Brasília, com o tesoureiro nacional do partido, Jefferson Coriteac, que também é presidente nacional da Anater.
Como Coriteac é presidente nacional de um órgão ligado à agricultura,Fábio Abreu, secretário da área no Piauí, esteve presente ao lado de Evaldo e Josiene.