Vídeo: mulher é cercada e roubada por três assaltantes no Centro de Teresina
Uma mulher foi cercada e roubada por três assaltantes, na tarde desta quinta-feira (14), na rua Rui Barbosa, próximo à praça da Bandeira, no Centro de Teresina.
Os suspeitos transitam no cruzamento entre os prédios do Banco do Nordeste e do Ministério da Fazenda até que abordam a vítima, tiram o colar de seu pescoço e levam uma bolsa com seus pertences. Confira abaixo:
Em um segundo registro, feito pela câmera de segurança de uma loja, outra mulher é atacada por um grupo de lanceiros. É possível perceber que um dos assaltantes, vestido com uma camisa listrada amarela e vinho, também aparece no primeiro vídeo. Veja:
As imagens mostram que os lanceiros passeiam pelas ruas, acompanhados uns dos outros, enquanto observam potenciais alvos. Ao escolherem as vítimas, as abordam e praticam os roubos.
Nos vídeos, não há sinal de policiamento na região central da cidade. À TV Clube, a Polícia Militar afirmou que enviou viaturas ao local e atua junto à Polícia Civil, a qual tenta identificar os autores e concluir a investigação.
Prejuízo para o comércio
O presidente do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas-PI), Tertulino Passos, comenta que a atuação de lanceiros é típica deste período de fim de ano, o que deveria aumentar a presença da polícia nas ruas.
“É um problema grave de segurança pública para o qual pedimos reiteradamente uma solução aos órgãos públicos, mas infelizmente não temos um retorno adequado. Isso afasta os clientes e causa prejuízo aos proprietários de estabelecimentos não só no Centro, mas em outras zonas de Teresina”, aponta ao Portal ClubeNews.
Tertulino ressalta que os comerciantes não podem conter os criminosos – salvo em casos ocorridos dentro das próprias lojas -, atribuição que cabe somente às forças de segurança.
Na última semana, o Sindilojas firmou um acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP) para oferecer gratuidade aos usuários do metrô, medida que visa facilitar o acesso aos polos comerciais da capital.
Operação Fim de Ano
No início do mês passado, a Polícia Militar inaugurou um plano estratégico de segurança, intitulado “Operação Fim de Ano”, para conter a atuação dos lanceiros no Centro e em outras zonas de Teresina.
Além de prometer reforço no policiamento ostensivo durante novembro e dezembro, tanto na capital, quanto em outros municípios, o chefe de Departamento Geral de Operações (DGO) da PM-PI, coronel Jacks Galvão, adiantou que o serviço de inteligência da polícia identificaria e prenderia os criminosos.
“Temos feito um planejamento para aumentar nossa presença […] nas áreas comerciais do Centro, zona Leste, Dirceu e Promorar. Vamos trabalhar com a inteligência e também a Polícia Civil para identificar os que se aproveitam da boa-fé e da distração das pessoas que fazem compras”, destacou à época.
Ainda segundo o tenente-coronel Moreira Filho, comandante do 1º BPM, o batalhão realizaria formaturas matinais com seu efetivo nas praças do Centro.
“É uma preocupação latente. As festas e compras natalinas estão chegando, o Centro é superaquecido. Aumentamos o número de viaturas, recebemos o apoio da Rocam e da Rone sempre que necessário”, apontou.
Cuidados a serem adotados
Quanto às dicas para frequentar áreas comerciais no fim de ano, a PM-PI aconselha aos populares que tomem cuidado com os seus objetos pessoais.
“O ideal é levar o mínimo necessário. Ter cautela com a bolsa, a carteira, o celular. Ao estacionar o veículo, não deixar nada de valioso à mostra no carro. Caso seja vítima de lanceiros ou outros criminosos, notificar as ocorrências”, completa o coronel Jacks Galvão.