Polícia Civil divulga esquema que terminou na morte de blogueira Samynha
A Polícia Civil do Piauí divulgou, na manhã desta quinta-feira (11), a dinâmica do assassinato da blogueira Sâmia Silva, morta no dia 1° de outubro de 2023.
Conforme a delegada Nathália Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio, a morte da blogueira foi decidida no momento em que ela estava em um clube, em Teresina (PI). A principal motivação seria uma “briga por facção”, mas não há detalhes da participação da vítima.
Na manhã do dia 01 de outubro de 2023, os suspeitos Israel, Felipe e suas namoradas Vitória e Francilda se deslocaram ao clube. Depois, João Gabriel, conhecido como Batata, também se juntou com os outros envolvidos. Por último, todos se reuniram com a blogueira Samynha.
Pela tarde, os suspeitos Israel, Felipe, João Gabriel, Davdy e Herbett conversaram via WhatAspp e decidiram pela execução da blogueira Samynha. Todos estavam no clube.
O coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), delegado Charles Pessoa, informou que o Herbertt decidia quem seria executado pela facção a qual pertencia.
“Além de decidir que Sâmia seria morta naquele dia, ele foi prestar o auxílio. Foi ele que foi ao clube receber a arma do Felipe e do Israel. Além disso, fez o acompanhamento para saber se a Sâmia seria executada”, disse o delegado.
Dessa forma, Felipe e Israel entregaram o armamento para Herbett, que em seguida entregou a arma para Davdy e Felipe. Os dois perseguiram a vítima com uma motocicleta e realizaram os disparos.
No momento do assassinato, Herbett estava dentro do carro prestando apoio aos outros suspeitos da motocicleta.
Depois do crime, na noite do dia 01 de outubro de 2023, Israel, Francilda, Felipe e Vitória foram para um clube de reggae e depois para uma lanchonete. Neste momento, a Polícia Civil do Piauí iniciou o monitoramento dos suspeitos.