Homem se inspira em golpe, faz falsos anúncios e é condenado por estelionato
O réu Paulo Vitor de Jesus Rodrigues foi condenado pela Justiça do Piauí, a quatro anos de prisão e pagamento de multa por estelionato qualificado por fraude eletrônica. Os golpes ocorriam por meio de falsos anúncios de materiais de construção, que eram publicados no Facebook. Em depoimento, ele afirmou que teve a ideia, após uma vizinha ser vítima do crime.
O fato aconteceu em maio de 2023, quando Paulo, fingia ser vendedor de cimento e outros materiais de construção de uma empresa na zona Norte de Teresina. Os valores eram abaixo do mercado para atrair as vítimas. Os clientes compravam o cimento, mas não recebiam o produto. Sete pessoas foram vítimas do que a polícia chamou de “Golpe do Cimento”.
Segundo os autos da sentença, Paulo se passava por vendedor e cliente. Quando alguém demonstrava interesse, ele entrava em contato com casas de construções, encomendava os materiais, indicando o endereço para entrega e pagamento em espécie; enquanto já havia recebido os valores em sua conta bancária.
A sentença foi baseada no histórico de conversas com as vítimas, além da apresentação dos comprovantes de transferência e extrato bancário.
Em julho de 2022, esse mesmo homem ficou conhecido ao tentar aplicar o “golpe do pix” em uma pizzaria e receber uma pizza e refrigerante falsos; esse caso ganhou repercussão nacional