Denúncias anônimas levaram à apreensão de quase 50 aves silvestres em União
Quase 50 aves silvestres em situação de cativeiro foram apreendidas na cidade de União, nesta segunda-feira (4), após denúncias anônimas nas redes sociais do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Piauí.
De acordo com a PM, 13 residências foram alvos de fiscalização. O major Fredson Abreu contou que as equipes realizaram o trabalho de fiscalização nos endereços após informações de aves sendo criadas em gaiolas. Cinco Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foram confeccionados.
“As pessoas ligam para o batalhão, via whatsapp ou pelo nosso Instagram. Nós fazemos um compilado dessas denúncias, desses alvos e a gente mapeia e vamos fiscalizar essas residências. Através não só da parte repressiva, mas também de educação ambiental. Então a gente orienta sobre o trabalho do Batalhão Ambiental e falamos que não pode manter, vender, adquirir, comercializar pássaros silvestres, que é um crime ambiental. E aí fazemos também educação ambiental, falamos um pouco nas rádios locais também”, destacou.
Parte dos animais foram soltos em áreas de mata na região e os que apresentaram estado de mansidão, foram trazidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Bio Parque Zoobotânico em Teresina. As gaiolas apreendidas são descartadas.
“Por conta da distância e do deslocamento, a gente prioriza soltar os pássaros que estão em condições. E os que estão mais mansos a gente realmente traz. Mas a gente evita trazer bastante, porque eles já estão na região de mata, melhor do que trazer para a capital. Então, os que já estão em estado de mansidão muito grande, a gente traz e os outros não. Quem estiver bravo ainda na gaiola e que esteja com a saúde perfeita, a gente já solta logo”, explicou o sargento Israel Rodrigues, do BPA.
O BPA disponibiliza o contato (86) 9 9498-2073, além do Instagram @bpa_pmpi, para denúncias anônimas acerca de crimes ambientais.
Fonte: Secretaria de Segurança do Piauí