MPPI recomenda desclassificação de parentes de prefeita de Tamboril aprovados em concurso
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) recomendou que a prefeita de Tamboril do Piauí, Ana Delcides Figueiredo Guedes, desclassifique os três membros de sua família aprovados no concurso público do município.
A recomendação foi realizada pela Promotoria de Justiça de Canto do Buriti, no último sábado (04), que deu 72 horas para que a prefeita compra a recomendação.
As duas filhas da prefeita, Raissa Figueiredo Guedes, Ravena Figueiredo Guedes e Kessler Barbosa Alves, genro da gestora foram aprovados em primeiro lugar nos cargos de nutricionista, médico e motorista, respectivamente. Um primo da gestora, foi aprovado em primeiro lugar para a vaga de professor, mas seu nome não foi divulgado.
O MP entendeu que as inscrições dos familiares da prefeita não poderiam ter sido deferida, pois eles têm grau de parentesco com Cristina Piauilino de Aguiar Guedes, membro titular da Comissão Especial do Concurso Público do município.
Conforme o promotor de Justiça Yan Cavalcante, foram relatadas à Ouvidoria do MPPI possíveis irregularidades no deferimento de inscrições de candidatos no concurso público regido pelo Edital nº 01/2023 do município de Tamboril do Piauí por vínculo de parentesco com integrantes da Comissão do Concurso.
O MP também recomenda a republicação do resultado do certame e o prosseguimento dos demais atos, sem que figurem como habilitados ou aprovados os mencionados candidatos.