Estudante atropelado por van escolar teve traumatismo craniano e passa por cirurgia
O estudante Luan da Silva Sousa, de 13 anos, atropelado por uma van escolar em Joaquim Pires (PI), na quarta-feira (22), passou por procedimento cirúrgico e continua na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em estado grave. Outro estudante, Leandro Dionizio de Carvalho, de 12 anos, morreu no momento do acidente.
Conforme o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), Luan da Silva sofreu múltiplas fraturas e traumatismo craniano. Ele continua em observação no hospital.
O coordenador da Secretaria Municipal de Educação de Joaquim Pires, Luiz Ribeiro, informou que a van já foi encaminhada para a Perícia para a investigação da causa do acidente.
“Inclusive já foi levado o transporte para a perícia, então aguardamos que seja punida essa empresa pela irresponsabilidade de conduzir os transporte da rede estadual sem nenhuma manutenção para garantir a segurança dos nossos alunos”, disse o professor.
Conforme o relato do comerciante Antônio Gomes, que presenciaram o acidente, o motorista do ônibus tentou desviar dos dois adolescentes ao mesmo tempo que os estudantes, passageiros do veículo, gritavam por socorro.
“Tinha um ônibus parado e o motorista ainda tentou tirar e foi quando ele bateu no poste com tudo e pegou nessas duas crianças. Era uma tragédia que estava sendo anunciada a tempo já. Denunciaram os ônibus, os próprios pais de alunos e ninguém tomava as providências. É obrigado morrer alguém para tomar as providências”, contou o vendedor.
A van que transportava os alunos das escolas municipais pertence à Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O órgão enviou uma nota nesta quinta-feira(23), informando que acionou a empresa contratada responsável pelo transporte escolar no município para obter as informações sobre o fato, e que vai garantir todo o suporte necessário aos envolvidos e suas famílias.
Confira a nota completa:
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) lamenta profundamente o acidente ocorrido em Joaquim Pires e expressa sua solidariedade às famílias das vítimas e à comunidade escolar.
Como medida imediata, a Seduc acionou a empresa contratada responsável pelo transporte escolar no município para obter as informações sobre o fato e garantir todo o suporte necessário aos envolvidos e suas famílias.
A Secretaria esclarece que seguirá acompanhando os desdobramentos da perícia para tomar novas providências.
LUTO NA CIDADE
O corpo de Leandro Dionizio será liberado do posto do Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba e retornará a cidade de Joaquim Pires para ser velado.
As aulas da Unidade Escolar Clarindo Lopes estão suspensas pelos próximos dois dias em luto pelo acidente sofrido pelos dois alunos. A Prefeitura de Joaquim Pires também decretou luto oficial na cidade por três dias.