Vídeo: gata é encontrada com olhos queimados por soda caustica e fica cega
Uma gata foi encontrada com os olhos queimados por soda cáustica, no município de Vera Mendes, a 315km de Teresina. O caso foi denunciado pela tutora do animal, Maria das Dores, a organização não governamental (ONG) Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI).
Segundo a tutora Maria das Dores, a gatinha ficou três dias desaparecida até que foi encontrada no último sábado (26), em um terreno próximo à residência onde morava.
“Eu encontrei ela em um estado lastimável, caída na rua bem próxima da minha casa, com os dois olhinhos vedados com uma substância química, uma cola. Eu fiquei muito chocada. Já pegamos ela imediatamente e procuramos socorro”, relatou a tutora.
O animal foi levado ao um hospital veterinário em Picos, onde permanece internado, aguardando a cirurgia de amputação dos dois olhos. A tutora relatou que, nesta segunda-feira (28), foi registrado um boletim de ocorrência na Delegacia de Picos. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil do Piauí.
Conforme integrante da APAPI, Jobertine Guimarães, o número de casos de maus tratos aos animais vem crescendo na região devido à falta de punição. Apesar de ter a Lei Sansão de nº 14.064/2020, ainda é possível perceber a impunidade em outros casos.
“Nós tivemos vários casos na nossa cidade, onde o autor do crime foi preso e posto em liberdade, como o caso da cadela ‘Esperança’. A cachorra teve todos os seus dentes arrancados pelo tutor, com uma pá”, explicou Jorbertine.
O caso aconteceu em 2021 e também foi acompanhado pela APAPI. Segundo Jobertine Guimarães, o tutor preso em flagrante foi liberado uma semana após a detenção.
“Nós precisamos de uma delegacia de proteção aos animais, porque eles são considerados seres cientes. Então, eles precisam de uma proteção maior por parte do Estado”, afirmou a integrante.
Confira a nota de repúdio da Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI):
Jamais iremos nos acostumar com o potencial da maldade humana contra animais indefesos!
Imagine pegar uma gatinha meiga, dócil, e queimar com soda cáustica os olhinhos dela por pura perversidade e ainda colaram os olhos dela com cola de madeira, que cola tudo, deixando a situação dos olhos dela ainda mais grave.
Pois esse ato abominável aconteceu na cidade de Vera Mendes e chocou as pessoas de bom coração!
Chocou também o tutor da gatinha, que a levou ao veterinário e descobriu que ela vai ter que fazer a retirada dos olhos.
Por causa da maldade de uma pessoa horrível, essa anjinha de patinhas terá que passar o resto de sua vida no escuro!
O Boletim de Ocorrência foi lavrado, a perícia realizada e a investigação segue para que a polícia consiga localizar o responsável por essa crueldade!
A APAPI segue acompanhando o caso e torcendo para que esse monstr0 seja encontrado e punido exemplarmente!
Fonte: Portal ClubeNews