Igreja de Jaicós está com missas suspensas por risco de desabamento
A igreja matriz do município de Jaicós está com as missas suspensas devido ao risco de desabamento do local. A medida foi tomada pela Paróquia Nossa Senhora das Mercês, que informou que a última reforma do local foi há cinco anos.
Conforme o historiador Ivo Farias, a medida foi tomada para garantir a segurança dos frequentadores da igreja.
“O que levou ao pedido de interdição dessa igreja, foram as ameaças do teto que apresenta falhas nas linhas, além disso, tem a presença de cupins. Então não oferece mais segurança para que os fiéis possam assistir uma missa”, explicou.
A técnica em enfermagem, Maria do Socorro, relatou que na parte externa da igreja já era possível identificar alguns sinais de comprometimento da estrutura do prédio.
“Já tem algum tempo que, até mesmo de fora, nós percebemos que o teto estava começando a ceder. A preocupação é com toda a comunidade, porque aqui diariamente nós temos fiéis que estão na igreja”, comentou.
Em relato à TV Clube, uma fiel comentou que o fechamento da igreja impossibilita que os religiosos possam cumprir a programação religiosa do Natal no local.
Segundo a paróquia, como o local se trata de um prédio tombado pelo patrimônio histórico, uma nova reforma depende da autorização do Governo do Estado e Secretaria Estadual de Cultura (Secult).