
Homem morto durante confronto em Timon é suspeito do caso Samynha
A Polícia Civil do Maranhão identificou que o homem morto durante confronto com policiais em Timon, na sexta-feira (21), trata-se de João Gabriel Pereira Moura, de 24 anos. Conforme a investigação, João Pedro, conhecido como ‘Batata’, é um dos suspeitos de participar o assassinato da blogueira Samynha, no dia 1º de outubro de 2023.
Segundo o delegado Otávio Chaves, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), houve uma Operação da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) com a Polícia Militar e o João Gabriel reagiu contra as forças policiais, que revidaram e ele acabou sendo atingido e veio a óbito.
“Em uma das abordagens dos cumprimentos de mandado de busca, um sujeito resolveu investir contra a guarnição da Polícia Militar e efetuando disparos com arma de fogo. Os policiais se viram obrigados a revidar esse disparo e para fazer cessar aquela agressão por parte do sujeito, que acabou levando a pior”, relatou o delegado.

Assassinato de Samynha
O crime aconteceu no dia 1º de outubro de 2023. Samynha Silva estava em uma moto quando foi perseguida e morta a tiros na avenida João XXIII, na zona Leste da capital piauiense. Antes de ser morta, a vítima estava com amigas em um clube. A principal motivação seria uma “briga por facção”, mas não há detalhes da participação da vítima.
Na manhã do dia 01 de outubro de 2023, os suspeitos Israel, Felipe e suas namoradas Vitória e Francilda se deslocaram ao clube. Depois, João Gabriel, morto nessa sexta-feira (21), também se juntou com os outros envolvidos. Por último, todos se reuniram com a blogueira Samynha.
Pela tarde, os suspeitos Israel, Felipe, João Gabriel, Davdy e Herbett conversaram via WhatAspp e decidiram pela execução da blogueira Samynha. Todos estavam no clube.
O coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), delegado Charles Pessoa, informou que o Herbertt decidia quem seria executado pela facção a qual pertencia.
“Além de decidir que Sâmia seria morta naquele dia, ele foi prestar o auxílio. Foi ele que foi ao clube receber a arma do Felipe e do Israel. Além disso, fez o acompanhamento para saber se a Sâmia seria executada”, disse o delegado.
Dessa forma, Felipe e Israel entregaram o armamento para Herbett, que em seguida entregou a arma para Davdy e Felipe. Os dois perseguiram a vítima com uma motocicleta e realizaram os disparos.
No momento do assassinato, Herbett estava dentro do carro prestando apoio aos outros suspeitos da motocicleta. Depois do crime, na noite do dia 01 de outubro de 2023, Israel, Francilda, Felipe e Vitória foram para um clube de reggae e depois para uma lanchonete. Neste momento, a Polícia Civil do Piauí iniciou o monitoramento dos suspeitos.
Fonte: Portal ClubeNews