
Ex-assessor do TJ-PI vira réu por invasão de sistema e fraudes em processos
O ex-assessor do Tribunal de Justiça do Piauí, João Gabriel Costa Cardoso, virou réu nessa terça-feira (25) após a juíza Junia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 4ª Vara Criminal de Teresina, aceitar a denúncia do Ministério Público. Em depoimento, o denunciado confessou ter acessado ilegalmente sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) e fraudado mais de 100 processos.
Ele foi denunciado pelos crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva, violação do sigilo funcional, inserção de dados falsos em sistema de informações, fraude processual e invasão de dispositivo informático.
Conforme a investigação da Polícia Civil, João Gabriel Costa Cardoso trabalhava como estagiário e assessor de magistrados, e começou a fraudar processos em 2023 ao perceber uma vulnerabilidade no sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe).
A descoberta das fraudes ocorreu em 2024, após uma denúncia do próprio TJ-PI ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A operação “Usuário Zero” levou à prisão de três pessoas: o ex-servidor terceirizado do TJ-PI, que intermediava os acessos ilegais; um advogado especialista em Direito Eleitoral; e um terceiro indivíduo, responsável por captar interessados no esquema fraudulento.
No caso da fraude que envolveu uma rede de postos de combustíveis, o ex-assessor admitiu ter recebido R$ 110 mil para trocar sentenças. O valor total dos bens confiscados nesse caso foi estimado em R$ 7 milhões.
O Portal ClubeNews não conseguiu contato com o réu. O espaço está aberto para esclarecimentos.