Aluno é conduzido à Central de Flagrantes após levar arma para escola em Teresina
Um adolescente de 13 anos foi encontrado com um revólver na mochila em uma escola na rede estadual de ensino, no bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes de Teresina para esclarecimentos.
Após a descoberta da arma, uma equipe da polícia civil foi acionada até a unidade escolar. A família acompanha o rapaz e preferiu não gravar entrevistas.
Até o momento, não há informações exatas de como a arma de fogo apareceu na mochila do adolescente.
Muitas versões são relatadas nas redes sociais, mas nenhuma confirmação por parte de familiares, direção escolar ou órgãos da Segurança.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou, por meio de nota, que encaminhou à escola uma equipe multidisciplinar para acompanhar o caso e prestar apoio aos alunos e professores. Confira a nota na íntegra ao final da matéria.
PAZ NAS ESCOLAS
Na quinta-feira (13), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) reuniram representantes de diversas entidades para formalizar a criação do Grupo de Trabalho para Promoção da Segurança e a Cultura de Paz nas Escolas.
“Ficou definida também a elaboração de um Plano de Ação coordenado pelas Secretarias de Educação e Segurança Pública que envolvem diversas medidas emergenciais, de cunho mais ostensivo e ações de cunho educativo, pedagógico e estruturante”, informou o Governo do Piauí.
O grupo coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é formado por representantes dos seguintes órgãos: Secretaria de Segurança Pública; Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc); Polícia Militar – Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE); Polícia Federal; Tribunal de Contas; Ministério Público do Piauí (MPPI); Secretaria de Relações Sociais do Piauí (SERES); Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (COJUV) e Conselheiros Tutelares.
Dentre as ações da Seduc estão: “fortalecimento da atuação das equipes multiprofissionais da secretaria, como psicólogos e assistentes sociais nas escolas, inclusive com a convocação de novos profissionais. Além disso, a convocação de novos agentes de portaria nas escolas e a capacitação destes agentes de portaria e a contratação do serviço de vigilância nas escolas”.
O Governo do Piauí também informou que “uma das ações será a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de solução inteligente e integrada de segurança eletrônica para atuar, inicialmente, em escolas localizadas nos municípios Teresina, Floriano, Parnaíba, Picos e União”.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal estão envolvidos nesta força-tarefa para prevenir e combater as situações de violência nas escolas.
Confira a nota da Seduc na íntegra:
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que está acompanhando juntamente com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) os casos de ameaças em escolas, inclusive o de hoje em Teresina.
Por parte da Seduc, uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos e assistentes sociais, foi deslocada à escola para oferecer suporte aos alunos, professores e toda a comunidade escolar.
A Seduc informa, ainda, que o Grupo de Trabalho para Promoção da Segurança e Cultura de Paz nas Escolas, coordenado por ambas as Secretarias, desenvolveu um Plano de Ação, já em execução, envolvendo diversas medidas emergenciais de cunho repressivo e protetivo, e também ações educativas, pedagógicas e estruturantes, dentre elas a convocação de novos psicólogos e assistentes sociais; nova capacitação dos agentes de portaria e contratação de novos profissionais; aquisição de sistema de vigilância eletrônica para escolas; intensificação da atuação das equipes multiprofissionais e fortalecimento das ações educativas nas escolas.
A Seduc reitera que está vigilante e empenhada para promover a segurança e a cultura da paz nas escolas, agindo sempre de forma prudente e responsável.
Fonte: Portal ClubeNews