Assassino da estudante Janaína Bezerra será julgado hoje em Teresina
Inicia nesta quarta-feira (17), a partir das 8h30, o julgamento de Thiago Mayson da Silva Barbosa, acusado de estuprar e matar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra da Silva, de 22 anos. O crime brutal ocorreu em janeiro deste ano, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A sessão do Júri será no Fórum de Teresina. Na época do crime, Thiago era estudante de mestrado do curso de matemática e tinha 28 anos.Ele está preso desde o dia do crime, em 28 de janeiro.
O réu foi indiciado por homicídio duplamente qualificado, incluindo feminicídio, além de estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual. A investigação foi realizada pelo Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Relembre o caso
A estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Janaina da Silva Bezerra, foi encontrada morta dentro do campus Petrônio Portella, na zona Leste de Teresina, por volta das 11 horas do dia 28 de janeiro deste ano. A vítima foi vista com vida pela última vez em uma calourada que acontecia no local na noite anterior.
Na época, a UFPI emitiu uma nota de esclarecimento e disse que acontecia uma festa promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), que fica no setor do Centro de Ciências da Natureza (CCN). No entanto, a UFPI afirmou que a festa acontecia sem autorização de qualquer autoridade da Universidade.
O acusado é o ex-mestrando em Matemática, Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos. A Polícia Civil do Piauí revelou que o assassino passou quatro horas com o corpo da estudante dentro de uma sala na UFPI. Thiago foi preso em flagrante.
O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) constatou que Janaína foi estuprada e teve o pescoço quebrado, morrendo por asfixia. A polícia concluiu que a morte ocorreu entre 4h30 e 5h. Nesse horário, o acusado gravou imagens estuprando a vítima já sem vida. A estudante estava toda ensanguentada. Ele ficou na sala com Janaína morta entre 5h às 9h, segundo a polícia.
Por volta das 9h30 um segurança da UFPI viu Thiago caminhando com Janaína nos braços no setor de matemática. O segurança levou Janaína ao Hospital da Primavera, mas ela já estava morta. O inquérito policial foi concluído no dia 05 de fevereiro e Thiago foi indiciado por homicídio duplamente qualificado.
A UFPI formou uma comissão de sindicância para apurar as condutas do mestrando em Matemática Thiago Mayson da Silva Barbosa, que decidiu pela expulsão dele.
Sob forte comoção, o sepultamento de Janaína ocorreu no cemitério Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina, no dia 29 de janeiro.