Avô da jornalista Leila Steremberg era de Luzilândia e morreu em explosão de avião
Muito jovem
Murilo morreu em 1952 aos 42 anos de idade na condição de diretor geral do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos do Brasil – INEP.
História
Murilo deixou a terra natal, Luzilândia, aos 14 anos de idade para tentar a sorte e conseguiu se matricular do famoso Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
Estudioso
O filho de Luzilândia era muito estudioso e foi conquistando posições por sua capacidade intelectual, tornando-se um especialista na área de Educação.
Perto do presidente
O Governo Getúlio Vargas estava na fase democrática do caudilho e necessitava de quadros preparados para interiorizar a Educação e Murilo chegou muito próximo do presidente.
Três mil escolas
O piauiense Murilo Braga foi responsável na época pela instalação de 3 mil escolas do ensino público no interior do Brasil.
Nada em Luzilândia
Homenageado com seu nome em centenas de escolas espalhadas por todo o país, Murilo Braga foi esquecido em sua própria terra: em Luzilândia não há escolas com seu nome.
Tem em União
Em União, na rota de Luzilândia, tem uma escola municipal com o nome de Murilo.Há notícias de que o piauiense foi lembrado em outros municípios do Estado, como Teresina.
Lembrança do avô
Quando ainda apresentava programa na Globo News, Leila, durante entrevista, lembrou o avô piauiense.
Sobre o Maranhão
O avião da Pan Am que transportava Murilo e mais um funcionário do INEP, Instituto que ele dirigia, explodiu sobre uma mata fechada no município de Carolina, no sul do Maranhão.
Enterrado 75 dias após
Os restos mortais de Murilo só foram levados para o Rio de Janeiro, onde foi sepultado, dois meses e 15 dias depois.
Dificil acesso
Era muito difícil o acesso ao local onde os destroços do avião que transportava Murilo caíram. Por isso a demora.
Ajuda americana
Consta que o Governo Brasileiro recebeu ajuda dos Estados Unidos para completar o resgate dos corpos das vítimas da explosão.
Homenagem
O ex-deputado estadual Ismar Marques, que também já foi prefeito de Luzilândia, está trabalhando para que Murilo seja homenageado na sua terra
Nome na cidade
A prefeita de Luzilândia, Fernanda Marques, estaria planejando fazer uma homenagem a Murilo colocando o seu nome num prédio público do município.
|