Caminhoneiros são autuados por crime ambiental durante operação da PRF no Piauí
Um total de 13 caminhoneiros foram autuados por crime ambiental pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante os dias 20 e 29 de junho, nas rodovias do Piauí.
“Entre as adulterações encontradas, foram encontrados veículos com sistema de controle de emissões inoperante, falta do fusível do sistema de pós-tratamento, Arla 32 adulterado, observado através do teste com negro de Eriocromo T, e com desvio dos gases por alteração do sistema de escapamento, os quais são artifícios utilizados para reduzir custos operacionais, sendo uma ação altamente poluidora”, detalhou a PRF.
Ainda de acordo com a polícia, o Arla 32 é uma substância utilizada para reduzir a poluição nos motores a diesel. O composto controla a emissão de óxidos de nitrogênio nos gases de escapamento dos veículos.
“Os veículos de grande porte, ou seja, com Peso Bruto Total (PBT) acima de 3.856 kg e produzidos a partir de 2012, são obrigados a utilizar dispositivos que diminuam o lançamento de poluentes no ar atmosférico. A utilização de Arla 32 em desconformidade com as especificações ou a utilização de dispositivos ilegais aumenta a emissão de poluentes e causa danos ao veículo”, completou.
Os agentes lavraram os respectivos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e os encaminharam ao Ministério Público do Piauí (MP-PI) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) a fim de adotarem os procedimentos cabíveis.
Fonte: Portal ClubeNews