
Candidato da oposição no Maranhão larga na frente no cenário espontâneo
O Instituto Paraná Pesquisa divulgou recentemente uma sondagem realizada nos primeiros dias de fevereiro para detectar a preferência do eleitorado do Estado do Maranhão para o pleito de 2026.No cenário espontâneo, o médico Lahésio Bonfim, ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, parte na frente com 4,7%, seguido de Eduardo Braide, atual prefeito de São Luís, com 4,4%.
Vice em terceiro
Ainda no cenário espontâneo aparece em terceiro lugar o vice-governador Felipe Camarâo, com 2,3%, praticamente empatado com o advogado Orleans Brandão, sobrinho do governador Brandão, que obteve 2,1%.
Na estimulada Braide é primeiro e Lahesio fica em segundo
No levantamento estimulado, quando o eleitor recebe uma relação com os nomes dos candidatos, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, aparece em primeiro com 32,7%, seguido por Lahésio Bonfim , com 22, 9% da preferência do eleitorado.
Sobrinho do governador bate com folga o vice na estimulada
Especulado como o preferido do tio governador Carlos Brandão, o advogado Orleans Brandão, ultrapassa com folga o vice governador Felipe Camarão na pesquisa espontânea.
Os números
No cenário estimulado Orleans Brandão surge com 16,9% da preferência do eleitorado maranhense, enquanto o vice-governador Felipe Camarão aparece com 12,9%.
A grande incógnita
A grande incógnita fica em torno do futuro do governador Carlos Brandão: deixará o Governo para se candidatar ao Senado?
As hipóteses
Caso Brandão decida se candidatar ao Senado, Felipe Camarão assumirá o Governo a partir de abril de 2026, candidatando-se à reeleição.
Fica forte
Com a caneta na mão, Camarão impulsionará, sem qualquer dúvida, a sua candidatura.
A vez de Orleans
Na hipótese de Carlos Brandão ficar no Governo, os ventos fortes podem mudar para a direção de Orleans, com o tio coordenando a campanha do sobrinho.
Dúvidas na oposição
Uma dúvida na oposição é se Eduardo Braide, prefeito de São Luís, terá coragem suficiente para renunciar a mais de dois anos de mandato de prefeito da capital para encarar uma candidatura ao Governo.
Candidatura certa
O discurso de oposição hoje no Maranhão é conduzido pelo médico Lahésio Bonfim, que certamente disputará o Governo do Estado.
Foi a grande surpresa
Médico, ex-prefeito de uma pequena cidade e iniciando com um discurso de apoio a Bolsonaro em 2022, Lahésio Bonfim foi a grande surpresa da eleição maranhense, ficando em segundo lugar.
Em Timon, plano do prefeito é lançar a esposa como deputada estadual
Fontes familiares do prefeito Rafael Brito, ex-Leitoa, confirmam o “canto de Carroceria” que a vice-prefeita Socorro Waquim, e o coronel Shineyder, ansiosos pelo seu apoio como candidatos à Assembléia Legislativa.
Vai lançar a mulher
As mesmas fontes garantem que está tudo certo: Rafael, o sobrinho de Chico Leitoa, vai lançar como candidata a deputado estadual a sua mulher, Gisele.
Concurso
Algumas cidades do Piauí e Maranhão lançaram concurso: ganha a que, ao final de minucioso levantamento, aparecer com mais familiares do prefeito ou prefeita nomeados.