Carroceiros fazem protesto em frente à Câmara e interditam trecho da Avenida Marechal Castelo Branco
Um protesto na Avenida Marechal Castelo Branco em frente à Câmara Municipal de Teresina (CMT) interditou parte do trecho na manhã desta quarta-feira (21).
A interdição é realizada por carroceiros que, inicialmente, interromperam as duas vias da avenida. No entanto, por volta das 9h50, apenas o sentido Norte-Sul estava interditado. O sentido Sul-Norte foi liberado após acordo entre as equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e os manifestantes.
A presidente da Associação dos Carroceiros em Teresina, Tina Lima, comenta que o protesto é contra o projeto de Lei, de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas, que busca o fim do uso de veículos movidos à tração animal na capital piauiense.
Tina comenta que 234 famílias estão associadas e trabalham com carroças movidas por animais. “Ela disse que até outubro quer o fim dessas carroças”, disse.
“A gente veio para que os vereadores daqui de Teresina se sensibilizem com a causa desses pobres coitados, pais de família sem estudo. A única coisa que eles sabem fazer é trabalhar de carroça, porque eles não têm instrução nenhuma”, explica.
Outro lado
Em entrevista ao Portal ClubeNews, a vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota) informou que o indicativo de Projeto de Lei propõe a qualificação dos trabalhadores para o mercado de trabalho e não o desemprego.
“Ninguém vai ficar desempregado. De acordo que as pessoas forem inseridas no mercado de trabalho, os animais vão sendo retirados. Estão distorcendo totalmente o projeto. Só o que tem é cidades que acabaram com isso [carroceiros], por que Teresina não pode?”, disse a vereadora.
A parlamentar argumenta que a Prefeitura de Teresina deveria ser a responsável em inserir os carroceiros no mercado de trabalho.
“O projeto não vai fazer ninguém ficar desempregado ou morrer de fome. A Prefeitura tem a obrigação de classificar essas pessoas, de empregar. Quem quiser continuar catando lixo vai para a reciclagem, vai para a CTA ou a Prefeitura vai dá aquelas carroças de lata para eles. Eu estou há três anos apoiando com mentiras porque o prefeito todo mês diz que vai fazer alguma coisa, mas, na verdade, não faz nada”, destacou a vereadora.