
De maca, paciente viaja 300 km e fica sem atendimento por falta de internet em posto do INSS da Zona Leste de Teresina
A agricultora Alessandra Alves viajou 300 km em uma maca e não conseguiu atendimento nesta quarta-feira (8), por falta de internet, no posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da avenida João XXIII, Zona Leste de Teresina, segundo a instituição, o problema ocorreu após forte chuva com raios na capital (veja nota ao final desta reportagem).
Alessandra foi ao local realizar a perícia médica marcada para as 10 horas, agendada há seis meses, desde agosto de 2022. Ela, que não consegue ficar em pé e nem caminhar, saiu de São José do Piauí na madrugada para realizar o atendimento em Teresina, a aproximadamente 300 km de distância.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/u/A/lSi8bGSVaGH11lka3nxQ/whatsapp-image-2023-02-08-at-10.42.40.jpeg)
De maca, paciente viaja 300 km e fica sem atendimento por falta de internet em posto do INSS da Zona Leste de Teresina — Foto: Layza Mourão/g1
Em conversa com o g1 em frente ao prédio, Alessandra relatou o desgaste com a viagem. Segundo ela, já passou por 4 cirurgias na coluna para tratar uma artrodese lombar, a última realizada em 2022.
“Além do desconforto, ainda tem os gastos que a gente fez e faz, pra chegar aqui e saber que não vai ser atendido. Não devia nem ter me tirado da ambulância, né?” lamentou ela.
A acompanhante de Alessandra contou que esta é a terceira tentativa de perícia, ainda de acordo com ela, um número de telefone foi repassado para que entrassem em contato para saber do novo agendamento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/i/3/R5pMD5QeOfDGu4BvcAfA/whatsapp-image-2023-02-08-at-08.37.55.jpeg)
Beneficiários ficam sem atendimento por falta de internet em posto do INSS da Zona Leste de Teresina — Foto: Arquivo pessoal
“A gente chegou na agência agora a pouco, com a perícia agendada para as 10 h da manhã e acabamos de tomar conhecimento de que não está havendo perícia porque a agência está sem sistema desde sexta. Nós moramos a mais de 300 km, saímos de casa 4 horas da manhã e agora vamos voltar sem realizar a perícia médica” , lamentou Iolanda.
Conforme a assessoria de comunicação do órgão, alguns atendimentos poderão ser feitos sem a necessidade de acesso ao sistema online. Em outras situações, haverá necessidade de remarcação. Cada caso será avaliado individualmente. O Instituto divulgará forma de contato, posteriormente, para que as pessoas possam consultar cada situação.
Espera desde a pandemia
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/b/Z/qmLfeEQmqR8mJTZO6v5Q/juliana-e-gilmara.jpg)
INSS fica sem atendimento por falta de internet na Zona Leste de Teresina — Foto: Layza Mourão/ g1 PI
A doméstica Gilmara Fernandes também não realizou a perícia médica que estava marcada para esta quarta (8). Natural do interior de Esperantina, 183 km de Teresina, ela tem epilepsia e não pode sair sozinha.
“A gente vai ter que vim de novo, aí é mais gastos, mais 280 reais com passagens, porque eu tenho que vim acompanhada por conta dos desmaios. Eu tô desde a pandemia tentando fazer a perícia para tentar me aposentar” disse ela.
Juliana Pereira, sobrinha e acompanhante de Gilmara, contou que a perícia estava marcada a um mês, e foram informadas de que após cinco dias úteis teriam que tentar remarcar.
“A gente pegou uma fila e aí o segurança falou que a perícia ia ser remarcada porque o sistema tinha caído. Agora nós estamos esperando o carro vim nos buscar para voltar para casa” lamentou.
Nota à imprensa
A Gerência Executiva do INSS informa à imprensa e à sociedade piauiense que a falta de sistema ou de energia em algumas agências tem como causa mais provável a forte incidência de chuvas e de raios nesta época do ano.
O problema acontece não somente no Piauí, mas em outros Estados também. Uma empresa especializada, que é a responsável pelo conserto e manutenção do serviço, já está tomando as devidas providências para o restabelecimento dos trabalhos. Os atendimentos que estavam agendados são remarcados automaticamente para outras datas. Os interessados devem se informar, pelo número 135, qual a data e horário do novo agendamento.
Fonte: G1 Piauí