
DHPP investiga ligação entre homicídios na Santa Maria da Codipi
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga uma possível relação entre dois homicídios e uma tentativa de homicídio ocorridos no domingo (16) na zona norte de Teresina, na região de Santa Maria da Codipi. A proximidade e a sequência dos crimes levantaram a hipótese de estarem interligados.
O primeiro caso foi registrado por volta das 15h, quando Igor da Costa Vieira, de 26 anos, morreu após ser baleado na cabeça. No mesmo ataque, Jardelson Oliveira da Cunha, de 23 anos, foi atingido no tórax e está internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ambos estavam juntos no momento do crime.
O segundo homicídio ocorreu por volta das 17h e teve como vítima Valmir Cerqueira da Silva, de 43 anos. Ele foi morto dentro de um estabelecimento comercial enquanto estava com a família. Valmir era líder comunitário na região.
O delegado Robert Lavor, do DHPP, afirmou que a polícia investiga a ligação entre os crimes, considerando a proximidade dos locais e o curto intervalo de tempo entre os casos.
“Sempre que há crimes em sequência em uma mesma área, analisamos a possibilidade de conexão entre os fatos. Ainda não podemos afirmar com certeza que há uma relação direta, mas o histórico das vítimas e a dinâmica dos assassinatos apontam para uma possível disputa entre grupos rivais”, explicou.
Motivações
Segundo as investigações, Igor da Costa Vieira e Jardelson Oliveira da Cunha seriam dependentes químicos. Já Valmir Cerqueira da Silva era acusado de torturar um adolescente na região de Santa Maria da Codipi.
“A segunda vítima (Valmir) já foi alvo de operações policiais e tinha ligações com grupos criminosos. Isso nos leva a crer que os assassinatos possam estar relacionados a conflitos internos dessas organizações”, destacou.