Dono de locadora compra o próprio carro furtado em Teresina
O dono de uma locadora de veículos comprou o próprio carro que foi furtado em Teresina (PI). Os suspeitos de aplicar o golpe alugavam os automóveis, não devolviam aos empresários e tentavam vendê-los a terceiros.
O delegado Leonardo Alexandre, da 4º Delegacia de Polícia Civil, explicou que, em março de 2023, vários boletins de ocorrências foram registrados na unidade policial e apontavam para uma fraude praticado, principalmente, por dois suspeitos. A partir das denúncias, foi instaurado um inquérito policial para investigar os fatos.
Além do furto de carros alugados, a investigação também apurava a venda fraudulenta de carros pela internet, incluindo os veículos não devolvidos às locadoras.
Em uma dessas situações, o dono de uma locadora comprou um veículo e percebeu que ele já era seu ao cadastrá-lo no sistema da empresa. Alguns desses carros eram vendidos por valores abaixo do mercado e sem documentos pelos golpistas, que pegavam os carros de locadoras.
“Um dos investigados resolveu pagar o valor do prejuízo de uma vítima dando um Logan (marca do carro) como acordo. Como a vítima precisava de dinheiro, vendeu o carro para uma locadora. Porém, o dono do estabelecimento, ao colocar o carro no sistema da loja, percebeu que o carro já estava listado na sua frota de veículos”, explica.
Prisões
Um homem – identificado pelas iniciais A.C.S. – que tentava vender o carro ao dono da locadora foi preso pelo crime de estelionato, nesta terça-feira (19), no bairro Monte Castelo, na zona Sul de Teresina. Outro suspeito de tentar aplicar o golpe, de iniciais J.V.B.C.S, está foragido.
“Hoje (18/09) foi dado cumprimento a um mandado de prisão e apreensão na residência dos investigados. Totalizando: um preso e outro foragido, tido como o líder. Ele era responsável por todo o planejamento dos golpes, e utilizava as contas bancárias para realizar as transações e finalizar as negociações”, conta o delegado.
O preso desta terça-feira foi encaminhado para a Central de Flagrantes, onde está à disposição da Jústiça.
MAIS GOLPE
Conforme o delegado Leonardo Alexandre, o golpe acontecia assim: a dupla alugava carros e não os devolviam às lojas de aluguel, vendendo os veículos, logo em seguida, a um terceiro.
Ao vender o veículo, recebiam o valor e não entregavam o carro. Desta forma, além de não devolver o carro à locadura, também se apropriavam do dinheiro e não repassavam o veículo aos compradores.
A dupla foi denunciada em várias delegacias espalhadas por Teresina. A Polícia Civil vai continuar as investigações por meio de outras delegacias, a fim de localizar mais participantes de aplicar o golpe.
Fonte: Portal ClubeNews