Falso bilhete premiado: delegado explica como os criminosos abordam as vítimas
Dois homens foram indicados pelo crime de estelionato na cidade Picos (PI). Segundo a Polícia Civil, além do Piauí, os suspeitos aplicavam o golpe do bilhete em cidades de Pernambuco e Maranhão.
O delegado de crimes contra o patrimônio, Rodrigo Morais, informou que o crime acontece quando um dos suspeitos se aproxima da vítima fingindo ser uma pessoa humilde que possui o bilhete premiado de uma instituição financeira.
“Um terceiro em coautoria com o primeiro personagem chega próximo do idoso e finge ligar para alguém de uma instituição financeira, geralmente da Caixa Econômica Federal, que confirma que aquele bilhete é de fato premiado”, disse o delegado.
A pessoa idosa que está o meio desses dois personagens oferece sua conta bancária com dados e senhas para receber o dinheiro e dividir o falso prêmio do bilhete premiado com os suspeitos.
“A pessoa fornece sua conta com senha e os estelionatários vão com ele até a agência bancária, pegam seu cartão, sacam seus numerários financeiros que estão naquela conta e imediatamente desaparecem. Logo a pessoa percebe que foi vítima de golpe”, explicou o delegado.
Como se prevenir de golpes?
Para evitar ser mais uma vítima do golpe do bilhete premiado ou até cair em demais golpes similares, a Polícia Civil dá as seguintes dicas:
– Não acreditem em recompensas ou gratificações prometidas por desconhecidos;
– Cheque a informação para saber se o prêmio realmente existe e se quem está ofertando é confiável;
– Tomar cuidado com desconhecidos que tentam distraí-los;
Além disso, a polícia reforça que, caso a pessoa caia em golpes, procure a delegacia mais próxima e denuncie o crime.