Filhote de peixe-boi resgatado no Piauí é transferido em avião para centro de reabilitação em Pernambuco
Filhote de peixe-boi resgatado no Piauí é transferido em avião para centro de reabilitação em Pernambuco — Foto: TV Clube
O filhote de peixe-boi resgatado na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba no Piauí, embarcou nesta quarta-feira (24) para Pernambuco, onde deve iniciar sua reabilitação no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/CMA), na Ilha de Itamaracá.
O filhote, batizado de Farofa, tem entre 2 e 3 meses de vida. Ele partiu de avião para o Pernambuco, assim como aconteceu com o filhote Amaro, que havia sido resgatado nos Lençóis Maranhenses.
Filhote de peixe-boi é resgatado após encalhar na praia da Pedra do Sal, Litoral do Piauí — Foto: Divulgação
Segundo a bióloga Liliana Oliveira, da Comissão Ilha Ativa, os encalhes de peixes-boi filhotes acontecem quando o animalzinho se desprende da mãe.
“A mãe acompanha os filhotes por no mínimo dois anos. Eles precisam aprender a se alimentar, a boiar… E quando eles se desprendem, acontece isso”, comentou Liliana.
Filhote de peixe-boi resgatado no Piauí é transferido em avião para centro de reabilitação em Pernambuco — Foto: TV Clube
Segundo ela, quando o Farofa foi encontrado, ele tinha feridas na pele que indicavam que estava há vários dias à deriva, estava magro e tinha secreção no pulmão. “Hoje ele consegue viajar tranquilo, está apto a ser transferido”, disse.