
Homem é condenado a 30 anos de prisão por matar mulher para impedir denúncia de abuso contra adolescente de 13 anos
O Tribunal do Júri condenou Valdemar Jesus Silva a 30 anos de prisão em regime fechado pelo crime de homicídio qualificado. O caso ocorreu em 2003, na cidade de Inhuma, quando ele assassinou Anita Isabel Veloso na frente da filha, de 13 anos, após ter sido denunciado por, supostamente, tentar aliciar a adolescente.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Piauí (MPPI), Valdemar permaneceu foragido por mais de 20 anos, sendo localizado recentemente para responder ao processo. O órgão apontou ainda que ele não aceitava o fim do relacionamento com Anita e teria se vingado por ter sido denunciado por possíveis abusos contra a filha dela.
“A filha menor da vítima, com apenas 13 anos, presenciou todo o ocorrido, fato que lhe causou traumas psicológicos permanentes”, destacou o MP na acusação.
A sentença, assinada pela juíza Luciana Cláudia Medeiros de Sousa Brilhante, titular da Vara Única da Comarca de Inhuma, considerou que o crime foi cometido mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima e para assegurar a impunidade de outro delito, circunstâncias que agravaram a pena.
O julgamento foi realizado na quarta-feira (27). Valdemar foi considerado culpado por unanimidade dos jurados e teve a pena fixada em 30 anos de reclusão, em regime fechado.