Ibama apreende 450 m³ de madeira no Piauí no 1º semestre; veja balanço
Cerca de 450 m³ de madeira serrada foram apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Piauí apenas durante o primeiro semestre de 2023.
Segundo o órgão, a maioria da madeira tem origem na Amazônia Legal. A fiscalização junto aos transportadores e comércios ocorre porque o estado é rota de escoamento desses produtos.
Além disso, o Ibama confiscou 183 m de carvão e 229 m de estéreo de lenha, aplicando o valor total de R$ 932,3 mil em multas.
“Realizamos mais de 120 ações fiscalizatórias nas temáticas da flora, fauna, pesca, patrimônio genético, controle e qualidade ambiental para atendermos às demandas da sociedade”, ressaltou o superintendente substituto do Ibama no Piauí, Rômulo Pedrosa.
Em relação aos crimes contra a fauna, o instituto aplicou R$ 508 mil em multas e direcionou os animais apreendidos aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAs), que os soltaram posteriormente em ambiente natural.
Ainda nos seis primeiros meses do ano, o Ibama capturou aproximadamente 13 km de rede de pesca no período do defeso de peixes na bacia do Rio Parnaíba.
“Exercendo o poder de polícia administrativa, protegemos os recursos naturais no presente e garantimos às gerações futuras o mesmo direito de usufruto”, completou Rômulo.
Fonte: Portal ClubeNews