Idoso que quebrou carro em UBS tentou registrar B.O contra servidora
O idoso que quebrou os vidros do carro de uma servidora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Onésima Nascimento, na manhã desta terça-feira (21), no residencial Árvores Verdes, zona Leste de Teresina, havia tentado registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) contra a própria vítima na segunda-feira (20).
A informação foi confirmada ao Portal ClubeNews pela servidora, que não quis se identificar. A técnica em enfermagem solicitou uma medida protetiva contra o homem, que é paciente da unidade e já a persegue há algum tempo. Até o fechamento desta reportagem, o suspeito não foi localizado pela polícia.
Segundo a funcionária da UBS, o idoso faz uso de medicação controlada e alega ter histórico de esquizofrenia. A perseguição começou quando o paciente perguntou por que a técnica em enfermagem “não falava” com ele.
“Certo dia eu estava na triagem e ele entrou e questionou: ‘por que você não fala comigo? Sou seu amigo’. Me assustei e perguntei se ele queria verificar a pressão ou a glicemia, mas apenas estendeu a mão e quis que eu a apertasse. Agi profissionalmente e o cumprimentei”, conta ao Portal ClubeNews.
Em um novo episódio, o homem retornou à unidade quando a servidora fazia atendimentos domiciliares e questionou às demais funcionárias qual seria o modelo do carro da técnica em enfermagem.
“Então foi embora e voltou outro dia, queria conversar comigo ‘em particular’. O agente de portaria não permitiu que falasse comigo. Ele ficou chateado e foi até a coordenação, mas o agente ameaçou chamar a polícia e ele se acalmou e saiu”, lembra.
Ao chegar à UBS na manhã desta terça, a funcionária avistou uma pessoa encapuzada no estacionamento. Momentos depois, percebeu que o indivíduo estava abaixado, próximo ao seu veículo.
“Procurei um agente de portaria, mas não havia nenhum na unidade, só mulheres – pacientes e servidoras. Me aproximei e ele ficou transtornado, me chamou de ‘falsa’. Minhas colegas fizeram com que eu entrasse, foi o tempo que ele pegou a barra de ferro e começou o ataque”, aponta.
A servidora recorda que as mulheres presentes no local se trancaram em um consultório e acionaram a polícia, que chegou apenas após o homem terminar de quebrar o carro e ter ido embora.
Por meio de nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirmou que a Força Tática da Polícia Militar se dirigiu à residência do idoso, mas este não se encontrava no momento. Confira abaixo:
Segundo a coordenação da Regional Leste onde a UBS Santa Bárbara está situada, o que ocorreu foi o seguinte: o paciente vinha perseguindo a funcionária, fazendo perguntas sobre a vida pessoal. O paciente perguntou qual era o carro da técnica de enfermagem para alguns servidores da unidade, mas ninguém falou e, mesmo assim, ele não se contentou e chegou hoje (21) cedo na UBS, esperou ela estacionar e com uma marreta danificou o carro da servidora. Foi registrado boletim de ocorrência, perícia no carro, e comunicado a Guarda Municipal que chamou a Força Tática para realizar a busca do agressor no domicílio, mas o mesmo não se encontrava.
Fonte: Portal ClubeNews