Irmãos são presos suspeitos de usar bloqueador de sinal para furtar carros
Os irmãos José Luan e José Lucas Vasconcelos Cirqueira foram presos, na segunda-feira (11), suspeitos de realizar furtos em veículos usando bloqueadores de sinais de alarme e trava, em Teresina (PI). Essa não é a primeira vez que eles são presos. No ano passado, os irmãos fingiram ser policiais civis ao realizar assaltos.
O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria Estadual de Segurança, explicou que as equipes juntaram informações sobre o modus operandi dos criminosos, sendo possível realizar a identificação de parte do grupo. As investigações começaram a partir da denúncia de um roubo próximo de um restaurante localizado na Avenida Dom Severino, zona Leste de Teresina.
“Conseguimos localizar os acusados em um veículo já utilizado em outras práticas criminosas. Após monitoramento dos alvos, conseguimos flagrar o momento exato em que estavam realizando a entrega dos objetos furtados a outro membro do grupo criminoso, no bairro Dirceu Arcoverde, zona sudeste da capital”, explicou o delegado.
Com um dos suspeitos, a polícia encontrou vários objetos frutos de roubos na capital e em cidades vizinhas. Durante a busca veicular também foi localizado o aparelho “chapolin”, usado para bloquear o travamento dos veículos.
Os irmãos presos relataram que alguns objetos roubados estavam escondidos em um ponto localizado entre o Shopping da Cidade e Praça da Bandeira, pois tinham a intenção de verificar se havia algum aplicativo de monitoramento ativo. A equipe fez deslocamento até o local, sendo possível localizar outros objetos que foram furtados.
Irmãos já foram alvos de operação
Conforme o delegado Matheus Zanatta, os dois presos já foram alvo de operações policiais, sendo identificados como líderes do grupo. “Eles respondem pelos crimes de receptação, furto, associação criminosa, entre outros crimes, e estavam soltos na condicional”, pontuou.
Em setembro de 2022, José Luan e José Lucas foram presos suspeitos de praticar assaltos vestidos com fardas da polícia civil no município de Altos. A prisão aconteceu nos bairros Novo Horizonte e Taboca do Pau Ferrado, em Teresina.
A investigação do Grupo de Repressão ao Crime Organizado – Greco apontou os irmãos Lucas e Luan como integrantes de um grupo que se passava por falsos policiais para realizar crimes.