Justiça nega habeas corpus a esposa do acusado de tentar assassinar filho do presidente do TJ-PI
Advogado André de Almeida Sousa, filho do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí — Foto: Reprodução/Redes sociais
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) negou liminarmente a soltura de Suzana do Nascimento Gomes, esposa de Francisco Jefferson da Silva Cruz, acusado de tentar assassinar o advogado André de Almeida, filho do presidente do TJ-PI, Hilo de Almeida Sousa. O crime ocorreu no dia 22 de março de 2023, no município de Parnaíba, a 340 km de Teresina.
A jovem de 20 anos, que está na reta final da gravidez, foi presa com Francisco, conhecido como “Anjo da Morte”, no dia 25 de março. Suzana não participou do crime contra o advogado, mas possuía um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
A defesa da mulher alega excesso de prazo para a conclusão do inquérito, além da indispensabilidade da conversão da prisão preventiva em prisão domiciliar, devido à gravidez.
O Desembargador Sebastião Ribeiro Martins alegou na decisão, que negou o habeas corpus a Suzana, proferido no dia 04 de maio, que quatro motivos justificam a ação de não conceder o pedido:
1- a constatação de que a Paciente permaneceu foragida por mais de dez meses, entre 7 de maio de 2022 até 21 de março de 2023;
2 – a verificação de que a Paciente não possui residência fixa;
3 – a inexistência de comprovação nos autos de que a gravidez da Paciente seja de risco ou enseje cuidados excepcionais que não podem ser obtidos em estabelecimento prisional e
4 – identificação de que a Paciente e seu companheiro são integrantes de uma facção criminosa, sendo contumazes na prática de crimes graves.
O magistrado argumentou ainda que a mulher praticou um novo delito durante o período de fuga “o que demonstra que, solta, vulnera a ordem pública”.
Fonte: G1 Piauí