Mãe denuncia negligência médica após morte de bebê de seis meses em Cocal
Uma mulher identificada como Maria Antônia Santos Costa, de 25 anos, denunciou nesta segunda-feira (19) uma suposta negligência médica que teria resultado na morte de sua filha, Laura Victória, de apenas seis meses. O caso ocorreu após atendimento no Hospital Joaquim Vieira de Brito, no município de Cocal, a cerca de 247 km de Teresina.
O delegado responsável pelo caso, Mayson Carvalho, diz que, inicialmente, não há indícios de crime, mas só o laudo necroscópico vai confirmar essa linha de investigação.
De acordo com o boletim de ocorrência, a criança apresentou fraqueza, recusa alimentar e vômitos. Diante do quadro, a mãe buscou socorro no hospital local por volta das 15h de domingo (18).
Maria Antônia relatou à polícia que, após a consulta, o médico prescreveu uma medicação e liberou a paciente, sem deixá-la sob observação. A mãe retornou para casa e administrou o remédio às 19h37.
Na madrugada desta segunda-feira (19), por volta das 2h35, a mãe percebeu que a bebê estava sem vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e, ao chegar ao local, confirmou o óbito de Laura Victória. O corpo vai passar por uma perícia do Instituto de Medicina Legal (IML), para definir a causa da morte. A Polícia Civil vai pedir urgência no exame.
“O corpo foi encaminhado para o IML com a finalidade de se descobrir a causa da morte , devido à ausência da certidão de óbito da criança”, disse o delegado Mayson.
Outro lado
O Portal ClubeNews entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Cocal para solicitar um posicionamento sobre o atendimento prestado no hospital municipal. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.