MDB está dividido sobre lançar candidato a prefeito em Teresina
O MDB, um dos mais fortes partidos do Estado e primeiro parceiro do PT está dividido sobre lançar candidato a prefeito em Teresina ou indicar o vice do candidato da federação PT/PV/PC do B.
Duas alas
Dentro do MDB existem hoje duas linhas de pensamento: a que defende candidatura própria, e a que prefere a indicação de um nome do partido. Para ocupar lugar de vice de uma eventual candidatura de Fábio Novo.
Candidatura própria
O principal defensor de candidatura própria dentro do MDB é o vice-governador Themístocles Sampaio Pereira Filho mas defende nomes para os quais setores importantes do partido viram as costas.
O nome de Themístocles
No começo Themístocles Sampaio tentou viabilizar o filho, deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, que por uma questão de conveniência se elegeu pelo PSD.
Foi contestado
Ao lançar o filho Marcos Aurélio, Themístocles foi contestado publicamente pelo deputado Henrique Pires, que disse que para ser candidato a primeira coisa que Marcos Aurélio tinha que fazer era se filiar ao MDB.
A “sacada” Paulo Márcio
Depois, Themístocles Filho teve uma “sacada”: introduziu no processo de discussão o cardiologista Paulo Márcio, recebido com relativa simpatia junto à população mas prontamente repelido por pelo menos dois deputados do MDB.
“Acusação”: não votar
Paulo Márcio é filiado ao MDB há pelo menos uma década mas mas é “acusado” pelos deputados que o rejeitam de ter apoiado Silvio Mendes, adversário de Rafael Fonteles, especialmente em Angical, berço da sua família.
“Amigo e grato”
O deputado estadual João Madson Nogueira é quem mais repele uma eventual candidatura de Paulo Márcio pelo MDB mesmo fazendo questão de alardear que é amigo e grato a Themístocles.
Guardião da fidelidade
João Madson diz a pessoas do seu círculo que sua cruzada contra Paulo Márcio não significa que esteja contra Themístocles, padrinho politico do cardiologista, mas procurando evitar um constrangimento para o governador Rafael Fonteles, que disse que não sobe em palanque de quem não votou nele.
Respaldo de Marcelo
O deputado João Madson estaria respaldado, na missão de fechar as portas do MDB para Paulo Márcio, pelo presidente estadual do partido, senador Marcelo Castro.
Guerra silenciosa
Marcelo Castro não rejeita publicamente a candidatura de Paulo Márcio mas silenciosamente estaria trabalhando forte contra a proposta do vice-governador.
Relacionamento pragmático
Na realidade Marcelo Castro e Themístocles Filho nunca morreram de amores um pelo outro; têm um relacionamento cordial mas acima de tudo pragmático.
Até aonde vai?
Rejeição de deputados à parte, a pergunta que observadores que enxergam tendência de crescimento de Paulo Márcio fazem nos bastidores é a seguinte: até onde vai Themístocles Filho na defesa da candidatura do afilhado a prefeito de Teresina?