
Menino que teve fraturas no fêmur e coluna após ser atingido por galho de árvore em escola no PI é transferido para o HGV
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/g/T/G5oVogQpqbq7dSBR8POw/whatsapp-image-2023-06-26-at-09.09.23.jpeg)
Aluno de 12 anos teve pulmão perfurado e fraturas no fêmur e vertebras — Foto: Arquivo Pessoal
O menino de 12 anos que teve fraturas no fêmur e vértebras após a queda de um galho de árvore no pátio de uma escola em José de Freitas foi transferido para o Hospital Getúlio Vargas (HGV). Ele, que está hospitalizado desde sexta-feira (23), estava internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) até terça-feira (27).
Desde o acidente, na sexta (23), ele foi levado para o Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas, transferido para o Hospital Infantil Lucídio Portela, depois para o HUT e, por fim, para o HGV.
A família do garoto informou que está muito preocupada com a demora na realização de cirurgia para tratar das lesões. “Queremos um retorno. Estamos falando de uma criança de 12 anos. É um descaso tudo isso”,
Procurado, o HGV informou que desde que chegou o paciente passou por exames e está sendo avaliado para definição do procedimento que será adotado. O hospital disse ainda que a família será informada sobre o tratamento assim que ele for decidido.
Outros alunos ficaram feridos
A queda do galho deixou cinco alunos feridos, mas as demais vítimas não tiveram ferimentos graves, apenas o menino de 12 anos. A princípio, acreditava-se que um pulmão dele havia sido perfurado, mas, após exames, esse quadro foi descartado.
O colégio onde o acidente aconteceu é a escola municipal Padre Sampaio, no centro de José de Freitas. A família do aluno relatou ao g1 que já havia a preocupação, tanto dos pais como da direção da escola, com relação às árvores no pátio da unidade escolar, por serem antigas e devido à possibilidade de estarem com galhos ocos.
Procurada, a Prefeitura de José de Freitas afirmou que os alunos estavam “brincando na árvore quando um dos galhos quebrou e acabou atingindo-os” e que a secretária municipal de educação acompanhou tudo, dando total assistência às crianças, inclusive deixando-as em suas respectivas casas, menos a que foi transferida para Teresina. Leia a íntegra do comunicado ao fim da reportagem.
O acidente aconteceu no horário do intervalo, quando as crianças brincavam embaixo da árvore e um galho quebrou e caiu. Elas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas.
Contudo, o menino de 12 anos teve que ser transferido para a capital devido à gravidade dos seus ferimentos. Atualmente, ele se encontra no setor de pediatria do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde aguarda por cirurgia para cuidar das lesões.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/e/3/NxEaqDScy7beEEpBdNHg/unidade-escolar-padre-sampaio.jpg)
Unidade Escolar Padre Sampaio, em José de Freitas, no Piauí — Foto: Moacir Ximenes
Leia a nota da prefeitura
A Prefeitura de José de Freitas vem por meio desta nota afirmar que cinco alunos da Escola Municipal Padre Sampaio estavam brincando em uma árvore, na última sexta-feira (23), quando um dos galhos quebrou e acabou atingindo as crianças.
Desde o primeiro momento, o SAMU foi acionado, a secretária municipal de educação acompanhou tudo, dando total assistência às crianças, inclusive deixando-as em suas respectivas casas. Contudo, uma das crianças teve fraturas, tendo que ser transferida para Teresina.
Todas as crianças envolvidas no acidente passam bem.
Fonte: G1 Piauí