Mortes e agressões no trânsito de Teresina reduziram desde 2020, diz relatório de blitz
Um relatório de blitz em Teresina – lançado pela Secretaria de Segurança Pública – revela que os acidentes de trânsito na capital reduziram de forma expressiva nos últimos dois anos.
Nos primeiros dois meses de 2023, foram registrados 117 ocorrências de lesão culposa corporal, contra 286 no mesmo período do ano passado, e 330 casos em 2020. O adjetivo culposo é relacionado aos casos de violência em que o autor não agiu com intenção de matar.
Conforme relatório provisório de ocorrências de trânsito, feito pela Polícia Civil, no primeiro bimestre deste ano, foram registrados apenas cinco homicídios culposos no trânsito.
No mesmo período de 2022, foram registrados sete. Outro indicador que chama atenção é o número de lesões no trânsito que em janeiro e fevereiro de 2022 foi de 469, e no primeiro bimestre de 2023, reduziu mais da metade, para 220 ocorrências.
ALCOOLISMO
O único gráfico que apresentou resultado negativo foi relativo ao número de motoristas embriagados. Em 2020 foram registrados 30 casos do tipo; em 2021 o número caiu para 21; em 2022 volta a subir e alcança 23 casos. Já em 2023, esse registro mais que dobra para o total de 54 casos de embriaguez ao volante nos meses de janeiro e fevereiro.
Entre os dados revelados, o gerente de Operações de Trânsito da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Fernando Aragão, mostra ainda uma redução no número de lesão corporal acidental, que era de 183 no ano passado e no primeiro bimestre deste ano foram registrados 103.
“À medida que tiramos pessoas alcoolizadas do trânsito, reduzimos o número de acidentes e de óbitos ocasionadas por acidentes no trânsito”, disse Fernando Aragão.
Além de contribuir para redução do número de acidentes, de mortes no trânsito, de lesão corporal, as blitzen também foram responsáveis por “tirar de circulação” infratores, drogas, armas e veículos roubados ou furtados.
Fontes: Portal ClubeNews