Motoristas de aplicativos de Teresina fazem paralisação e reivindicam melhores condições de trabalho
Os trabalhadores de aplicativo de Teresina realizam paralisação geral, na manhã desta segunda-feira (15), em diversos pontos da cidade. O movimento tem o objetivo de reivindicar melhores condições de trabalho aos motoristas, como segurança e melhores ganhos durante as corridas.
O presidente de Cooperativa de Transportes por Aplicativo, Érico Luiz, conta que “existe uma exploração gritante e ilegal criminosa do trabalho dos trabalhadores por aplicativos” e que os trabalhadores entraram com uma ação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT-Piauí) para conduzir as negociações.
Os trabalhadores também citam a Prefeitura de Teresina e pedem “a regulamentação de trânsito que possa inserir o modal aplicativo, na sinalização vertical e horizontal, e sobretudo com relação aos pontos de embarque e desembarque”, pontua.
“O Ministério Público já está ciente disso. O Governo do Estado do Piauí que, de 2016 para cá, está na contramão de todos os outros estados do país não incentiva o trabalhador por aplicativo em nada. O Maranhão deu auxílio combustível na pandemia, Alagoas, agora, deu o IPVA zero para motorista de aplicativo, e nós vamos pedir também que o governador se sensibilize com esse incentivo aqui para os piauienses”, pontua o motorista.
REIVINDICAÇÕES
Conforme o presidente da Cooperativa, os motoristas demandam a atualização dos valores dos quilômetros rodados e da tarifa descontada entre as corridas.
“Hoje está chegando a ser descontado mais de 50%. Nós queremos ela congelada em 15%. O valor do km rodado em 2016 iniciou no valor de R$ 3,00. Hoje, nós estamos fazendo a R$ 1,00; indo na contramão de todos os insumos que aumentaram preço de peça, manutenção, gasolina, tudo aumentou de preço”, completa o presidente Érico Luiz.
CARTA ABERTA
Os motoristas de aplicativo divulgaram uma carta aberta aos piauienses, no dia 08 de maio deste ano, na qual já informavam sobre a paralisação desta segunda-feira (15). Veja a seguir na nota na íntegra.
Nós, Trabalhadores do Transporte por Aplicativos do Estado do Piauí, motivados pela inércia do Poder Público, o qual vem sendo provocado ao longo de toda nossa trajetória de luta, pelas Instituições Representativas e Movimentos de Base dos Trabalhadores, por meio desta Carta Aberta comunicamos, a toda sociedade piauiense, sobre a realização de um grande ato de Mobilização e Paralisação Nacional de nossa categoria, para denunciar a exploração do nosso trabalho pelas plataformas.
Como citado, desde o final de 2016 é de conhecimento do Poder Público e da sociedade em geral as demandas da categoria, e das explorações sofridas pelos Trabalhadores pela falta de uma regulamentação justa da atividade. As consequências da exploração sofrida pelos Trabalhadores podem ser percebidas pela queda na qualidade do serviço prestado, o que reflete diretamente, no alto número de cancelamentos e em uma frota cada vez mais sucateada.
Face ao exposto, nós Trabalhadores do Transporte por Aplicativos de todo o Brasil, de forma organizada, iremos protestar realizando uma Paralisação de 24 horas de nossa atividade, no dia 15 de maio de 2023.
No bojo das nossas reivindicações, encaminharemos aos Poderes nossas demandas, a fim de serem atendidas de acordo com a competência de cada Poder.
Atenciosamente,
Comissão eleita de Trabalhados do Transporte por Aplicativos do Estado do Piauí.
Teresina, 08 de maio de 2023.
Fonte: Portal ClubeNews