Motoristas por aplicativo visualizam prejuízos com gratuidade de passagens de ônibus
Não bastasse a queda nas chamadas para viagens em carros por aplicativos nos últimos meses, por conta da entrada de um novo seguimento de uber moto no transporte de mobilidade urbana, a prefeitura municipal de Teresina anuncia gratuidade no transporte público.
Tal medida preocupa a classe de motoristas por aplicativos, haja vista a necessidade que eles têm em pagar os custos com as prestações, seguro e a manutenção do próprio veículo.
A categoria não é contrária aos benefícios da população, entretanto, reivindica uma regulamentação do trabalho de motoristas por aplicativos, com conquistas que podem amenizar a perda de ganhos.
A proposta de regulamentação encaminhada à prefeitura municipal, pede locais próprios para embarque e desembarque, evitando as recorrentes multas aplicadas todos os dias nos motoristas, que buscam por locais para embarque e desembarque no centro e pontos de apoio na capital.
Outra medida, seria a busca na isenção de impostos na compra de veículos, da mesma forma como existe para os taxistas.
A categoria ainda pede à prefeitura, que ajude os motoristas por aplicativos, no sentido de insentivar a existência de um aplicativo próprio para classe, por meio da cooperativa criada para os motoristas por aplicativos.
Segundo Erico Luiz que é presidente da Cooperativa de Transporte por Aplicativos do Piauí – COOPERTAPP-PI, os motoristas pensam em iniciar manifestação nas ruas de Teresina, para que o poder público possa enxergar esses trabalhadores e sua demandas.