
Operação apreende 274 pneus irregulares em lojas de Piripiri
Uma operação do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) resultou na apreensão de 274 pneus irregulares em lojas de artigos automotivos e motopeças no município de Piripiri. Os materiais foram encaminhados ao depósito do órgão em Teresina nesta segunda-feira (21).
Os itens apreendidos são do tipo remoldado, ou seja, reformados. A venda desse tipo de pneu é proibida no Brasil para veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotores. As penalidades podem chegar a R$ 1,5 milhão, variando conforme o grau da infração, reincidência e porte da empresa.
O diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, alertou que, apesar do custo mais acessível, pneus remoldados representam riscos à segurança do consumidor e podem causar acidentes nas estradas.
“Esse tipo de pneu normalmente é vendido por um preço um pouco abaixo, mas ao adquirir uma peça dessa para veículos de duas ou três rodas, o consumidor corre um risco enorme de sofrer um grave acidente. Por isso, nossa equipe do setor da Qualidade tem intensificado as fiscalizações nessa área para proteger o consumidor”, explicou.