
Parlamentar e marido de vereadora se envolvem em briga na Câmara de Pio IX
Uma sessão na Câmara Municipal de Pio IX, no Sul do Piauí, teve fim, nesta segunda-feira (17), com um caso de violência envolvendo o esposo da vereadora Fernanda Noronha (PSD), identificado como Alessandro, contra o vereador Carlito Pedro (PV). A tentativa de agressão foi registrada por uma câmera de segurança do plenário.
Nas imagens, obtidas pelo Portal ClubeNews, é possível acompanhar toda a confusão. Alessandro, conhecido como “Fifi”, se levanta do local onde estava acompanhando a sessão plenária e vai em direção ao parlamentar Carlito. Instantes depois uma discussão se inicia e, logo em seguida, o companheiro da vereadora Fernanda golpeia o vereador no rosto, que reage.
O presidente da Câmara, Maykon Alencar (PSD), acionou a Polícia Militar, que se deslocou até a residência de Alessandro e o conduziu à delegacia, sendo liberado após prestar depoimento.
Vereador se manifesta
Em um vídeo publicado nas redes sociais após o ocorrido, o vereador Carlito criticou a atitude do rival, chamando-o de desequilibrado e classificando o ato como terrorismo. Para ele, a invasão do Plenário com a intenção de agressão não foi apenas um ataque pessoal, mas uma afronta à casa legislativa como um todo.
“Um cidadão que invade um Plenário para tentar agredir um vereador pode ser considerado um terrorista, causando pânico em várias pessoas que estavam assistindo à sessão e também em muitos parlamentares”, afirmou.
Segundo Carlito, outros vereadores ficaram horrorizados com a situação e manifestaram preocupação com a possibilidade de novos episódios semelhantes. “Hoje foi comigo, amanhã pode ser com outro vereador, depois com o presidente, e assim por diante”, acrescentou.
Para o parlamentar, a situação foi inadmissível e representou uma tentativa de desrespeitar um poder independente.
Outro lado
A vereadora Fernanda Noronha, filha do atual prefeito Silas Noronha (PSD), usou as redes sociais para rebater a acusação de terrorismo contra seu marido. Em um vídeo publicado nesta terça-feira (18), ela negou as acusações e afirmou que a atitude do companheiro foi uma forma de defendê-la de violência política sofrida durante a sessão.
Segundo Fernanda, durante a reunião, ela tentou falar diversas vezes, mas foi interrompida e rebatida pelo vereador Carlito. Além disso, relatou ter sido alvo de uma distorção de suas palavras ao pedir que a população ajudasse a preservar o patrimônio público, especialmente as praças. “O vereador disse: ‘Como é que pode uma pessoa chamar o povo de Pio IX de vândalo?’. Isso não aconteceu, não chamei. Ele me contradisse”, afirmou.
A vereadora também disse que, ao fim da sessão, seu marido se aproximou do vereador Carlito de maneira respeitosa para pedir que ele a tratasse com respeito. No entanto, segundo Fernanda, Carlito reagiu com arrogância ao questionar quem era seu marido e afirmar que ele não poderia agir daquela forma dentro da casa legislativa. “Foi o único pedido dele, como cidadão piononense e meu esposo”, declarou.
Câmara Municipal de Pio IX se posiciona
A Câmara Municipal de Pio IX divulgou uma Nota de Repúdio pelo caso, na qual afirma que o diálogo e a troca de ideias são fundamentais para o fortalecimento da comunidade e que a violência e a agressão não têm ligar nas reuniões da Casa.