PDT do presidente da Câmara vai apoiar pré-candidatura de Fábio Novo
Está tudo certo: o PDT do presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, vai apoiar a pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Fábio Novo (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado.
Apoio é desistência
A declaração de apoio do PDT a Fábio Novo significa a desistência de Enzo Samuel de ser candidato a prefeito de Teresina como ensaiou ao longo de 2023.
Desistência de Enzo seria em troca de apoio para deputado estadual em 2026
Ao mesmo tempo em que os rumores de que o PDT declara apoio a Fábio Novo irromperam nos salões políticos, surgiram os comentários de que o presidente da Câmara teria obtido a promessa de que, uma vez eleito, Fábio o apoiaria para deputado estadual em 2026.
Chefes do partido
Os chefes do PDT hoje no Piauí são os vereadores Enzo Samuel, presidente da Câmara, e Evandro Hidd.
Origem
Enzo foi líder estudantil filiado ao PCdoB por cujo partido conseguiu seu primeiro mandato e deixou a agremiação comunista quando soube que a eterna cúpula apoiaria outra pessoa.
“Bote” certo
Enzo Samuel deu o “bote” certo, não tinha sentido e nem era seguro ficar no PCdoB sem ter a confiança de dirigentes que há quase quatro décadas se alternam no controle do partido.
A origem de Hidd
Ao contrário de Enzo, forjado no movimento estudantil de passeatas no asfalto quente da Frei Serafim, Evandro Hidd é um legítimo representante da mais tradicional elite de Teresina.
Favorito do firminismo
Por influência forte de Charles Silveira, Hidd sempre foi um favorito do grupo mais seleto de Firmino Filho e não teve dificuldade para se eleger pela primeira vez.
Bom entendimento
Apesar de perfis e origem completamente diferentes, Enzo e Hidd se dão muito bem especialmente depois que dominaram o PDT com a ajuda do timorense Chico Leitoa, histórico brizolista e amigo pessoal de Carlos Lupi, presidente nacional da sigla.
Cara feia
O secretário de segurança do Piauí, Chico Lucas, fez cara feia quando repórter lhe perguntou que providências tomaria para garantir a segurança de médicos que estariam sendo impedidos em UPAS de atender pacientes rivais de facções.
Protegido de JVC
Joaquim Saraiva, o protegido de João Vicente Claudino, ao que tudo indica vai perder o controle do partido Cidadania em Teresina.
Coisa ridícula
A vereadora Teresinha Medeiros vai passar à história da Câmara Municipal de Teresina como patrocinadora dos momentos mais ridículos da casa.
Dia do oceano
Como se não bastasse o absurdo de ter proposto uma homenagem ao Oceano (isso mesmo, ao oceano!) está semana exigiu que o telão do plenário mostrasse um clipe de Michael Jackson enquanto falava.