Pesquisa aponta que Odontologia está no ranking das 10 carreiras mais bem pagas do país
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Odontologia tem média salarial de R$ 3.918,75 e está no ranking das 10 carreiras mais bem pagas do país. E, para aqueles que desejam empreender na área, os salários podem ser bem maiores. O setor é responsável pelo tratamento de problemas que envolvem a boca, pescoço e face. Além disso, o profissional restaura, limpa, extrai dentes, aplica próteses e faz cirurgias.
Para o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil tem atualmente mais de 330 mil cirurgiões-dentistas em todo o país. Destes, mais de 120 mil possuem especializações. A população brasileira necessita diariamente do atendimento odontológico especializado, fazendo com que o mercado seja cada vez maior.
O país também registra avanços na formação e na prática profissional com o surgimento de novas tecnologias aliadas à aplicabilidade e, até mesmo, por mudanças referentes a leis e condutas que regem o mercado de trabalho. É um mercado aberto, em expansão e que tem atraído bastante alunos para a graduação.
Já para os profissionais a pós-graduação pode trazer o conhecimento de técnicas e produtos que ajudam na realização dos procedimentos, desde o diagnóstico, planejamento, tratamento e orientações pós-procedimentos, de forma segura.
Atualmente os profissionais possuem diversas possibilidades de aperfeiçoamento na área como Dentística, Harmonização Orofacial e Estomatologia, que contemplam necessidades distintas dos profissionais diante do mercado de trabalho e das demandas dos pacientes.
As unidades de Campinas, Teresina e Belém estão lançando novos cursos de pós-graduação na área e com inscrições abertas. Para Walleska Moreno, professora da Wyden e mestre em ciências e saúde e especialista em periodontia, as especializações contemplam necessidades distintas dos profissionais diante do mercado de trabalho e das demandas dos pacientes. “Consideramos a aplicabilidade do que é aprendido nos nossos laboratórios, salas de aula e clínicas no restabelecimento da função, saúde e estética do paciente oferecendo vivência clínica e sistêmica para prevenir lesões e diagnosticadas o mais precocemente possível”, afirma Walleska.
“A especialização na área da Odontologia é de extrema importância para os profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades em áreas específicas, permitindo que eles ofereçam um atendimento mais completo e personalizado aos seus pacientes. Além disso, com o avanço da tecnologia e das técnicas odontológicas, a especialização torna-se fundamental para o desenvolvimento de novos procedimentos e tratamentos mais eficientes e menos invasivos. Com a demanda de mercado cada vez mais exigente e competitiva, os profissionais que buscam se especializar têm uma vantagem competitiva, sendo capazes de oferecer serviços diferenciados e de alta qualidade, atendendo às necessidades específicas de cada paciente”, explica Marcos Lima, Diretor de Pós-Graduação e Cursos Livres presenciais da Wyden.
No site wyden.com.br, na aba de pós-graduação, o interessado encontra todas as informações sobre os cursos, como carga horária, grade curricular e a inscrição.