Polícia Civil do Piauí cria delegacia para combater crimes contra serviços públicos e bens
Delegacia Geral de Polícia Civil do Piauí, no Centro de Teresina — Foto: Andrê Nascimento/ g1 Piauí
A Polícia Civil do Piauí criou uma delegacia especializada no combate a crimes que danifiquem ou atrapalhem de alguma maneira os serviços e bens públicos. Além de defender equipamentos do Estado, a delegacia também deve atuar em crimes cometidos contra concessionárias, permissionários ou empresas contratadas para prestar serviços públicos.
O delegado Paulo Gregório Furtado, responsável pelo 5º Distrito Policial, no bairro São João, será o titular da Delegacia de Defesa aos Bens e Serviços Públicos. A nova especializada funcionará na sede do 5º DP.
A área de atuação da Delegacia será a capital, mas também vai prestar auxílio para delegacias do interior do estado nas investigações, apoio logístico e operacional em investigações desse tipo.
A Delegacia de Defesa aos Bens e Serviços Públicos foi criada pela Portaria nº 31, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 23 de maio.
A delegacia deverá investigar:
- Furtos de cabos, fios metálicos, baterias, transformadores e outros equipamentos de transmissão;
- Crimes que danifiquem o serviço de água e esgotamento sanitário, de energia elétrica, de serviços telegráficos, telefônico, radiotelegráfico;
- Crimes contra os sistemas de transporte público;
- Estelionato e outras fraudes que atinjam a atividade fim dos serviços públicos concedidos;
- Crimes de furto ou dano contra prédios públicos, especialmente escolas;
Fonte: G1 Piauí