Polícia do PI intima 1 mil pessoas por posse de celulares roubados ou furtados; 170 aparelhos recuperados
A Secretaria Estadual de Segurança, através da Superintendência de Operações Integradas (SOI), intimou nos dias 11 e 12 de setembro 1 mil pessoas por posse de celulares com restrições de roubo ou furto. Desses, 170 foram recuperados e em breve a polícia vai divulgar a lista dos proprietários para devolução.
Os aparelhos e as pessoas que estavam com eles foram identificados pelo Serviço de Inteligência da Polícia Civil. Até o final do ano cerca de 20 mil pessoas serão intimadas.
De acordo com o Delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), os intimados prestaram depoimentos na sede da SSP-PI. Até a manhã desta quinta-feira (14), foram realizados 361 atendimentos, 148 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) e 170 celulares foram recuperados.
“Dando continuidade à política pública de enfrentamento ao roubo e furto de celulares, fizemos a intimação de mil pessoas. O próximo passo é fazer uma restituição em massa de celulares. Devemos marcar uma data para vítimas comparecerem à Secretaria e buscarem seus celulares”, declarou o delegado.
A ação foi planejada após uma análise de todos os boletins de ocorrência de roubo e furto de celulares registrados na capital, no ano de 2022.
Primeiras devoluções
A Secretaria de Segurança do Piauí (SSP) iniciou a devolução de 290 celulares perdidos ou roubados em Teresina no último mês. A polícia fez um mapeamento através dos IMEIs registrados em boletins de ocorrência. Por meio das denúncias, as pessoas que tiveram os aparelhos roubados ou furtados foram localizadas.
Segundo Matheus Zanatta, a estimativa é de que cerca de 20 mil pessoas sejam intimadas até o final do ano. Essas pessoas são suspeitas de possuir aparelhos com algum tipo de restrição.
Em julho, outras 577 pessoas tinham sido intimadas para devolver e prestar depoimento sobre posse de celulares roubados.
Fonte: G1PI