
Prefeita é alvo de operação da PF que investiga desvio de mais de R$ 50 milhões da Educação
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), a Operação Lei do Retorno para desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar mais de R$ 50 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Um dos alvos da operação foi a prefeita de Buriti Bravo (MA), Luciana Leocádio (MDB). O mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência dela em Teresina (PI).
Ao todo, foram cumpridos 45 mandados de busca contra pessoas físicas, empresas e servidores públicos em cidades do Maranhão (Caxias, São Luís, São José do Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra e Joselândia) e também em Teresina.
Como funcionava o esquema
Segundo a PF, o grupo é investigado por fraudar licitações municipais realizadas entre 2021 e 2025. Parte dos valores contratados com recursos do Fundeb era desviada e depois devolvida para servidores públicos que participavam do esquema.
O núcleo criminoso teria atuado na manipulação de processos licitatórios, no desvio de recursos públicos e na apropriação indevida de parte do dinheiro.

Possíveis crimes
Os investigados poderão responder por: organização criminosa, corrupção, peculato, fraudes em licitações, lavagem de dinheiro.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e o destino final dos valores desviados.
Outro lado
“Com relação à matéria veiculada, que mostrou imagens de joias e dinheiro deixando subentendido que os mesmos teriam sido apreendidos na residência da prefeita de Buriti Bravo, esclarecemos que essa informação não corresponde à verdade.
Na manhã desta terça-feira, 19 de agosto, a Polícia Federal esteve no município de Buriti Bravo para o cumprimento de mandado no âmbito da Operação Lei do Retorno, que investiga diversos municípios do Maranhão e do Piauí.
Esclarecemos que não há qualquer indício de irregularidade nos processos da Prefeitura de Buriti Bravo. Durante a ação, os agentes analisaram documentos na sede da prefeitura e visitaram escolas, constatando que os materiais didáticos estão devidamente entregues e em utilização. Não houve apreensão de joias, documentos ou valores em dinheiro em qualquer local relacionado à prefeita.
Nossa equipe jurídica acompanha de perto o caso, e nos colocamos inteiramente à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários.
Seguimos tranquilos e reafirmamos nosso compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito ao interesse público.
Luciana Leocádio
Prefeita de Buriti Bravo“