Prefeitura de Teresina exonera mais de 290 comissionados antes de Silvio Mendes tomar posse
A atual gestão da Prefeitura de Teresina exonerou mais de 290 pessoas que ocupavam cargos comissionados antes do prefeito eleito Silvio Mendes (UB) assumir o Poder Executivo Municipal.
O prefeito Dr. Pessoa (PRD) passará o cargo ao novo gestor em janeiro de 2025. O Diário Oficial do Município, do dia 23 de outubro de 2024, traz a lista das exonerações.
O secretário municipal de Finanças Danilo Bezerra explica que as exonerações fazem parte de uma “soma de medidas que compõem um ajuste fiscal que corriqueiramente acontece em todo o final de gestão”. Ele lembra que, no dia 11 de outubro, foi publicado um decreto municipal sobre o ajuste fiscal e a redução de despesa.
“Essas medidas estão sendo anunciadas, na verdade, desde o dia 11 de outubro. Em um dos dispositivos desse decreto, serão reduzidos em até 30% os cargos comissionados de todos os órgãos e entidades da prefeitura e 40% dos grupos de trabalho. Já era uma redução esperada”.
REUNIÃO
Ontem (23), as equipes de transição do governo se reuniram na Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan). O secretário João Henrique Sousa recebeu José João Braga e Kleber Montezuma, da equipe de Silvio Mendes, para uma reunião técnica.
A reunião também contou com a participação do secretário executivo de Captação de Recursos e Monitoramento, Ítalo Portela, e do secretário de Planejamento Estratégico e Gestão, Jivago Gonçalves, e do secretário de Planejamento Urbano, Carlos Affonso.
EXONERAÇÕES DA PREFEITURA DE TERESINA
296 comissionados foram afastados dos cargos
Fundação Municipal de Saúde
169 exonerações
Secretaria Municipal de Finanças
28 exonerações
Secretária Municipal de Administração e Recursos Humanos
28 exonerações
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo
15 exonerações
Saad Rural
11 exonerações
Assistência Militar
11 exonerações
Saad Norte
10 exonerações
Fundação Wall Ferraz
8 exonerações
Secretaria da Juventude
8 exonerações
Secretaria da Educação
2 exonerações