Preso grupo suspeito de comprar celulares roubados para revender na internet
Um grupo que comprava celulares roubados para revender pela internet foi preso nesta quinta-feira (18). Ele atuava nas cidades de Teresina (PI) e Altos (PI).
As prisões aconteceram na 26ª fase da Operação “Interditados”, da Superintendência de Operações Integradas (SOI) da Secretaria de Segurança do Estado do Piauí.
A operação cumpriu cinco mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados. Entre os presos estão jovens de 20 anos. Os policiais também cumpriram o sequestro de um carro usado nas práticas ilícitas.
O superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, pontuou que os suspeitos são investigados pelos crimes de: associação criminosa, receptação qualificada, estelionato e falsificação de documento.
“Esse grupo compravam celulares roubados e faziam a revenda nas redes sociais. Para enganar o consumidor final, que adquiria esses aparelhos, entregavam uma nota fiscal falsa. Para fazer a entrega desse aparelho ao consumidor final, eles usavam um veículo importado Audi, que também foi apreendido na operação”, comentou.
A investigação apontou que um dos suspeitos – de iniciais T.O.P. – praticava o comércio de celulares, de procedência criminosa, nas plataformas digitais. A venda aconteceu por diversas vezes. Ele já foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo no ano de 2023 e responde um processo pelo crime de estelionato.