PRF: ultrapassagem proibida teria provocado acidente com três carros em Parnaíba
Um acidente de trânsito na noite de sábado (6), por volta das 23h30, envolveu três veículos na cidade de Parnaíba (PI). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a colisão foi do tipo frontal e aconteceu na BR-343 KM 23.
Os carros, segundo a PRF, foram: Prisma, Audi A3 e Fiat Uno. A principal causa presumível do acidente foi “ultrapassagem proibida”. No entanto, a PRF não especificou qual o veículo tentou passar os demais e provou a colisão.
Conforme a PRF, somente a motorista do Prima, uma mulher de 44 anos, foi identificada até às 10h de domingo (07/07). A PRF busca a confirmação da identidade dos demais envolvidos.
CTB
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que “o condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem”.
A multa é de R$ 2.934,70, podendo aumentar em caso de reincidência, e o condutor pode perder o direito de dirigir.
Apesar da ultrapassagem ser uma manobra permitida em várias situações, ela não é segura em todos os casos e pode terminar em morte.